Ir para o conteúdo

O que é o belo?

O que significa a beleza, o belo e a estética de acordo com os teóricos?

por Mutari - Com você pela beleza.

O que é o belo? O que é a beleza? O que é a estética afinal?

Afinal, o que é o belo? O que significa a beleza, a estética. Conheça mais sobre a "ciência do belo".

Os primeiros teóricos da estética foram os gregos, mas como 'ciência do belo' a palavra aparece pela primeira vez no título da obra do filósofo alemão Alexander Gottlieb Baumgarten, Æesthetica (1750-1758). Somente a partir do século XVIII, com a obra de Kant, a estética começou a configurar-se como disciplina filosófica independente. O conhecimento do Belo, para o filósofo, é visto como a perfeição do conhecimento sensível; no entanto, esta perfeição, se comparada ao saber estritamente racional, é considerada uma apreensão da realidade menos clara que o saber de tipo lógico.

Na Grécia Antiga, Platão foi o primeiro a formular explicitamente a pergunta: O que é o Belo? Para ele, a beleza existe em si, separada do mundo sensível. Uma coisa é mais ou menos bela conforme a sua participação na idéia suprema de beleza. Sócrates achava que o Belo era uma concordância observada pelos olhos e ouvidos. Nas reflexões de Aristóteles sobre a arte (imitação da natureza e da vida, mimesis), dominam as idéias de limite, ordem e simetria. Plotino indaga nas Enéadas se a beleza dos seres consiste na simetria e na medida, pois tais critérios convêm apenas à beleza física, plástica, indevidamente confundida com a beleza intelectual e moral. O próprio ser físico, sensível, só é belo na medida que é formado por uma idéia que ordena e combina as múltiplas partes de que o ser é feito.

Para os escolásticos, a arte é uma virtude do intelecto prático, um hábito de ordem intelectual que consiste em imprimir uma idéia a determinada matéria. Para Kant, belo 'é o que agrada universalmente, sem relação com qualquer conceito'. A satisfação só é estética, porém, quando gratuita e desligada de qualquer fim subjetivo (interesse) ou objetivo (conceito).

Frases sobre o belo:

"Belo, é tudo quanto agrada desinteressadamente." - Immanuel Kant, filósofo alemão. 

"Quem tem bastante no seu interior, pouco precisa de fora." - Johann Wolfgang von Goethe, Escritor, cientista e filósofo alemão.

"A beleza é dom de Deus." - Aristóteles.  Influente filósofo grego, discípulo de Platão.

 

Fonte: Curiosidades históricas sobre a beleza - www.revistaepoca.globo.com

2 comentário(s)

Nome: ceser

Comentário: A beleza debende de que ver,e como ver.

Nome: ceser

Comentário: A beleza debende de que ver,e como ver.

comments powered by Disqus