Origem e significado do Carnaval

O Carnaval é uma das festas mais aguardadas do ano por milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas será que sabemos tudo sobre uma das festas mais populares do planeta?

Onde surgiu? Qual o significado? Quais são os penteados e trajes usados desde a história do Carnaval? O que mudou? Provavelmente você já teve alguma dessas dúvidas em relação ao Carnaval, certo? Pensando nisso, realizamos um estudo e selecionamos diversas curiosidades sobre esta festa para você. Mas antes é preciso entender de onde surgiu o Carnaval que hoje é um grande sucesso.

Origem e o Significado do Carnaval

Segundo estudiosos, o Carnaval teve origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. Os gregos realizavam cultos comemorativos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e a produção. Em 590 d.C a comemoração foi adotada pela Igreja Católica. Nessa época também surgiu o termo Carnaval que significava "adeus à carne" ou do latim "carne vale". Porém, alguns estudiosos afirmam que o termo Carnaval deriva de currus navalis, que significa carro naval, esta interpretação é baseada nas comemorações que aconteciam na Grécia no começo de toda Primavera.

História do Carnaval no Brasil

Trazida pelos portugueses, o Carnaval teve origem no Brasil em meados do século XVII. Nas primeiras manifestações aqui os grupos carnavalescos fantasiavam-se, decoravam seus carros e desfilavam pelas ruas da cidade. O método de decorar os carros, mais tarde deu origem aos carros alegóricos

A partir do século XX, o Carnaval foi expandiu-se cada vez mais. As marchinha carnavalescas contribuíram para a expansão e popularização do Carnaval no Brasil, logo as festas começaram a ganhar um novo formato, surgiram as primeiras escolas de samba, as músicas e os novos trajes. Ainda sim, algumas cidades até hoje mantém as tradições dos desfiles nas ruas ao som do frevo e maracatu. 

Como podemos acompanhar, a história do Carnaval é repleta de transformações, que ocorreram em diferentes momentos, sociedades e culturas, mas não podemos deixar de evidenciar que a simbologia do Carnaval se manteve e mantém até hoje mesmo diante das diversas formas de manifestações e é isso o que torna o Carnaval uma das festas mais populares do mundo.

Curiosidades sobre o Carnaval

  • ​A primeira escola de samba chamava-se Deixa Falar e surgiu no Rio de Janeiro.

  • Antigamente durante o Carnaval era de costume atirar limões de cheiro. Os limões de cheiro ou laranjas de cheiro eram bolas de cera que contia água perfumada. Mas em 1854 um chefe de polícia do Rio de Janeiro (RJ) proibiu os limões de cheiro, a partir daquela data o entrudo tinha de ser seco.

  • No início da história carnavalesca os trajes usados cobriam praticamente todo o corpo, para intrigar ainda mais os outros "foliões" usavam-se também as máscaras.

  • O Carnaval do Rio de Janeiro é considerado o maior carnaval do mundo pelo Guinness Book.

  • Embora de origem européia personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo foram incorporados ao Carnaval brasileiro desde sua origem.

  • O Sambódromo foi criado no Rio de Janeiro em 1984, sob o mandato do ex-governador Leonel Brizola. O projeto arquitetônico foi realizado por Oscar Niemeyer.

 

Deixe um comentário