Os benefícios da massagem

A massagem é uma das mais antigas técnicas de terapia. Originária, provavelmente, da China, foi utilizada e desenvolvida por várias civilizações ao longo da história: egípcios, gregos, romanos, chineses e japoneses são apenas alguns dos povos que saborearam essa maravilha do mundo antes que chegasse até os salões e spas da atualidade.

Aliás, o ato de friccionar uma parte do corpo para promover bem-estar e protegê-lo contra lesões e infecções é tão antigo que há registros sobre a sua utilização com data de, aproximadamente, 300aC.

Mas quais, afinais, são os benefícios da massagem?

Com as atribulações do dia a dia, o corpo vai ficando tenso e cansado.

O uso da massagem, também chamada de massoterapia, ajuda a aliviar tensões e dores pelo corpo. Mas ela tem sido utilizada, ao longo do tempo, pelos múltiplos benefícios que ela nos oferece.

Alguns deles:

  • Alivia o estresse emocional e relaxa os músculos;
  • Reduz o ritmo cardíaco;
  • Melhora a circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imune;
  • Alivia dores de cabeça;
  • Reduz inflamações e melhora a cicatrização de machucados;
  • Estimula e equilibra o sistema intestinal;
  • Elimina toxinas e resíduos metabólicos;
  • Diminui insônias;
  • Proporciona maior elasticidade à pele, deixando-a macia e suave.

Como dá pra perceber, os benefícios da massagem são muitos. No entanto, o conhecimento da técnica é essencial para a obtenção de bons resultados. Por isso, deve-se procurar realizar a terapia com um profissional que tenha o domínio da realização do tratamento.

Conhecendo alguns tipos de massagem

Que a massagem promove alívio e bem-estar, a gente já sabe – e até te contei nesse post. Mas é importante falar que existem massagens voltadas para os mais diversos fins: relaxamento, redução de medida, alívio de dores, correção postural, entre outras.

São muitos os tipos de massagens que podem nos trazer prazeres ou alívios, e o fundamental é ter um diagnóstico feito por um profissional para realizar a técnica correta para cada problema.

Mesmo porque a estimulação de alguma zona do corpo sem a devida precaução – e necessidade – pode causar o efeito inverso e trazer dores e mais problemas, ao invés de curá-los.

Veja algumas das massagens que fazem sucesso hoje em dia – e torça para que os massagistas que seus amigos indicaram tenham um horário para você no próximo sábado!

Shiatsu

De origem chinesa, ajuda a equilibrar os pontos dos meridianos que são canais de energia que percorrem todo o corpo. O uso dos dedos, polegares e também das palmas das mãos auxiliam no relaxamento, alívio de dores e tratamento de doenças.

O shiatsu é bastante indicado para cólicas menstruais, intestino preso, dor de cabeça e enxaqueca.

Ayurvérdica

A massagem ayurvérdica é vigorosa e estimula músculos e circulação, ajudando a  liberar toxinas presas neles e nos tecidos. Com o uso de técnica, vinda da Índia, o terapeuta utiliza mãos, cotovelos e pés para fazer o realinhamento postural. Essa massagem promove alívio de tensões, fortalece o sistema imunológico e tem efeito antiestresse e antidepressivo.

Drenagem Linfática

É uma técnica de terapia corporal que melhora a circulação da linfa, sendo hoje uma das mais conhecidas no tratamento estético. Movimentos circulares ou retos são realizados de forma a ativar a circulação sanguínea, desobstruindo e ativando os gânglios linfáticos.

Auxilia na eliminação de retenção de líquidos e tratamento de celulite, além de aumentar a defesa do organismo.

Modeladora

É feita com movimentos rápidos, na finalidade de reduzir medidas e esculpir o corpo. Combinado com o uso de dermocosméticos, ajuda a eliminar gordura localizada, melhora o cenário de flacidez e reduz a celulite.

O uso de cremes óleos nas massagens

O uso de cremes e óleos nas massagens não é à toa: além de ajudar no deslizamento das mãos sobre o corpo, evitando o atrito que pode causar desconforto, os dermocosméticos potencializam a massagem realizada através dos seus princípios ativos.

O óleo essencial é utilizado para aliviar dores e doenças. Não são medicamentos, mas contêm em sua fórmula propriedades de plantas medicinais aromáticas e terapêuticas. Cada planta possui uma característica distinta para determinado tratamento.

Os princípios ativos dos dermocosméticos são responsáveis pelos efeitos que o produto causa na pele e devem ser escolhidos de acordo com o objetivo da massagem. Por exemplo, a Cúrcuma é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório que garante uma ação calmante e regeneradora, enquanto a cafeína ativa a circulação e melhora a textura da pele, auxiliando assim o tratamento de celulite.

O que vemos uma variedade de tratamentos terapêuticos, com óleos, cremes e dermocosméticos de indicação personalizada para cada tipo de incômodo que faça alguém querer uma boa massagem.

O mais recomendável é procurar um profissional para uma avaliação a fim de propor o mais adequado recurso terapêutico para o seu caso.

E depois não se esqueça de me indicar aqui nos comentários! #AmoMassagem

 

Deixe um comentário