Aprenda a fazer a fitagem perfeita em cabelos cacheados ou crespos.

Sabe aquela técnica em que a gente passa uma régua em uma fita e a fita fica toda encaracolada?! Então, a fitagem é uma técnica que lembra muito esta prática e serve para deixar os cachos bem definidos e com volume controlado. É uma espécie de texturização muito popular entre algumas mulheres que usam cabelos cacheados ou crespos longos, médios e volumosos. 

Nesse tipo de finalização, as mechas do cabelo recebem, logo após a lavagem,  uma quantia generosa de creme de pentear, condicionador sem enxágue ou leave-in que garantem definição e durabilidade  aos cachos.

 

Quem tem cabelo cacheado curto pode fazer fitagem?

Claro que pode! Porém, nos cabelos curtos não é recomendável amassá-los. Nesse tipo de cabelo, amassar os fios pode potencializar o frizz. Como essa técnica define os cachos, ela faz com que os cabelos pareçam ainda mais curtos do que realmente o são. Se esta não for sua intenção é melhor tentar outra técnica.

Como fazer fitagem em cabelos cacheados ou crespos? Nós vamos explicar. Confira o passo a passo:

  1. Os cabelos precisam estar recém-lavados e hidratados, porém não muito molhados, apenas úmidos.

    O primeiro passo para a fitagem é dividir o cabelo em, pelo menos, quatro partes, duas atrás e duas na frente para facilitar a separação das mechas.
     

  2. Escolha um creme de pentear, leave-in ou condicionador sem enxágue de sua preferência. #DicaMara: Os cabelos mais crespos precisarão de produtos bem consistentes que ajudam os fios a se unirem para formar os cachos. A Mutari tem produtos excelentes para esta técnica: O Ativador de Cachos ou Manteiga de Pequi
     
  3. Aplique pouco a pouco o creme, enluve a mecha de cabelo e, então, encaixe os dedos nesta mecha, como uma garra, e puxe até as pontas, pressionando. Os cabelos vão ficar esticados como “fitas”. Por isso o nome: fitagem! Depois amasse os cabelos contra a cabeça, para que cada “fita” ou mechinha dessas se torne um cachinho definido.
     
  4. Repita o processo em toda a cabeça, tomando o cuidado de umedecer com um borrifador as mechas que forem secando durante o processo. Terminada a aplicação do creme, espere o cabelo secar naturalmente.
     
  5. Com os cabelos já secos, use um óleo capilar ou um reparador de pontas para lubrificar a mão e solte, delicadamente, as mechas mais próximas da raiz, para garantir um movimento maior aos fios. Você também pode chacoalhar de leve a cabeça de um lado para o outro para conseguir cachos mais soltos e maleáveis.

 

Deixe um comentário