Benefícios de manter a pele sempre hidratada

A maioria das pessoas adora cuidar da aparência física. É muito importante tirar um tempo para ir à academia, fazer uma massagem, melhorar o aspecto do cabelo, das unhas e da pele. Atitudes como essas não são frescuras, mas uma das melhores formas de se valorizar e deixar a autoestima lá em cima.

Talvez a pele seja a parte do corpo mais complexa de tratar; afinal, ela é bem…  extensa. ;p

Para algumas regiões existe a necessidade de cuidados mais específicos. Isso porque você não vai utilizar o mesmo creme que passa nos pés no rosto, e nem o produto da face no resto do corpo.

A pele precisa de muitos cuidados devido à sua exposição constante a diversos fatores como sol, poeira, frio, poluição e variação da umidade do ar, entre outros. O ideal é hidratar a pele todos os dias, independentemente de ser verão ou inverno.

É claro que a textura e composição dos produtos são diferentes para cada época do ano. No frio, você pode abusar de cremes com texturas mais cremosas; já no calor, use produtos com textura mais leve.

Para que você acerte na escolha do seu hidratante, conheça a diferença entre eles:

– Creme hidratante: é mais denso e mais indicado para a pele mais seca.

– Óleo hidratante: impede a perda de água do corpo, devendo ser usado depois do banho, quando há maior penetração nos poros.

– Serum: possui uma textura mais leve e fluida, sendo mais indicado para a pele oleosa.

– Gel: assim como o serum, o gel tem uma textura mais leve, de rápida absorção e mais apropriado para peles oleosas.

Os benefícios da hidratação

Agora que já conhecemos os tipos de texturas para cada tipo de pele, vamos apresentar alguns dos benefícios de manter a pele sempre bem hidratada:

#1 Previne o envelhecimento precoce

Os efeitos do tempo sobre o corpo são inevitáveis, e o processo de envelhecimento está ligado à perda progressiva da hidratação natural da pele. Mantê-la saudável e hidratada ajuda a retardar ou minimizar o processo de desgaste do tecido.

#2 Previne manchas

Um dos responsáveis pelas manchas na pele é a exposição excessiva à radiação do sol. Uma pele bem hidratada fica muito menos vulnerável ao raio solar, principalmente se o creme tiver fator de proteção e clareadores em sua composição.

O ideal é utilizar diariamente um fotoprotetor indicado para seu tipo de pele para prevenir as manchas, proteger e manter as propriedades da pele.

#3 Evita o ressecamento

Uma pele desidratada tem aparência opaca, áspera, sem elasticidade e apresenta tendência à descamação. A cútis mais ressecada também é responsável por pequenas rugas e linhas finas de expressão.

A hidratação mantém a umidade da pele, revitalizando e regenerando o tecido. Além disso, serve de proteção contra microorganismos que podem trazer doenças e infecções ao corpo.

#4 Controla o brilho e a oleosidade

Todo tipo de pele precisa ser cuidado e hidratado, independente da idade. Pode soar meio estranho, mas a hidratação é muito importante para o controle da oleosidade. Sabe por quê? Quanto mais você tenta remover o aspecto brilhoso, mais a pele produz oleosidade para se proteger.

A hidratação correta ajuda no equilíbrio desse tipo de pele.

#5 Evita as temíveis estrias

As estrias são cicatrizes vindas de lesões ocasionadas pelo rompimento das fibras elásticas e colágenas que sustentam a camada intermediária da pele.

Manter uma boa hidratação, junto à massagem, melhora a circulação e estimula o crescimento de novas camadas de tecido epitelial. Portanto, uma pele hidratada tem menos propensão à formação de estrias.

Uma dica muito importante: para manter o aspecto saudável de sua pele, evite dormir de maquiagem, tenha uma alimentação balanceada e tome muita água.

Agora que você conhece os benefícios de manter a pele hidratada, crie uma rotina de higienização com limpeza, tônico e hidratação. Jamais dispense o filtro solar, mesmo em dias frios.

Como você realiza a hidratação da sua pele? Conta para gente!

Deixe um comentário