Caspa: como prevenir e tratar?

Quem tem caspa já passou por, pelo menos, um constrangimento na vida. Aquelas casquinhas brancas chamam a atenção de longe, principalmente se a gente usar uma roupa mais escura.

Quando se tem caspa, a regra é clara: não tá fácil pra ninguém!

A dermatite seborreica, nome dermatológico da caspa, é bem comum e, infelizmente, afeta a saúde, o bem-estar e a autoestima de todos que apresentam a doença.

Quer uma boa notícia? Todo esse desconforto pode ser prevenido e tratado. E hoje a gente te ensina como fazer isso.

A vilã do couro cabeludo

Caspa é o nome popular do quadro de dermatite seborreica, uma alteração na produção de sebo nas glândulas sebáceas que pode ocorrer em áreas como couro cabeludo, face, vincos do nariz, tórax, sobrancelhas e até nos cílios. É, também, uma inflamação acompanhada por sintomas nada agradáveis, como descamação branca e, por vezes, um pouco amarelada, que pode causar muita coceira, manchas vermelhas, irritação e feridas.

Nesse processo de descamação, soltam-se casquinhas ou flocos brancos que são, na verdade, células cutâneas velhas do couro cabeludo. No quadro de caspa, elas se soltam em frequência muito maior que o normal.

Para se ter uma ideia, em um couro cabeludo saudável, as células se desprendem uma vez por mês, mas rapidamente são substituídas por células novas. Contudo, a aceleração desse processo, que produz um excesso de pele morta, é o que leva à caspa.

E aí fica a perguntas: por que algumas pessoas têm dermatite seborreica e outras não? A aleatoriedade explica bem o fenômeno: enquanto algumas pessoas tem mais suscetibilidade à situação, semelhante a uma alergia, outras não são tão atingíveis.

Se você é do grupinho que não conseguiu se safar de ter caspa pela aleatoriedade, tudo bem: existem formas de evitar que a predisposição seja potencializada ou que o quadro de caspa piore. As nossas dicas para evitar o aparecimento dos floquinhos brancos podem começar a fazer efeito nos próximos dias, se você mudar alguns hábitos ainda hoje.

Se você tem caspa, evite…

… banho quente

Banho quente e demorado é uma delícia, ainda mais no frio! Mas, se você sofre de caspa, melhor evitar.

A água quente resseca o couro cabeludo, fazendo com que o corpo produza mais oleosidade para proteger a pele – contudo, a alta temperatura pode descamá-lo, piorando ainda mais a caspa.

… excesso de gordura na alimentação

Pode parecer estranho, mas a alimentação também influencia na produção de caspa.

O consumo excessivo de alimentos com muita gordura e açúcar, como os processados, doces e biscoitos recheados, estimulam a produção de oleosidade. Para ajudar nesse controle, evite consumir esses alimentos e aumente a ingestão diária de água. Dê preferência a produtos integrais, legumes e frutas.

 … acessórios

Muitas pessoas gostam de usar gorros, bonés, tiaras e outros acessórios que enfeitam ou protegem a cabeça do sol ou do frio, mas que abafam o couro cabeludo. Eles podem ser legais, mas os danos causados pela má utilização dos acessórios são visíveis, principalmente se o cabelo estiver molhado ou suado, estimulando ainda mais a proliferação do fungo que piora a caspa.

Evite qualquer objeto que não deixa o couro cabeludo respirar! E tem mais: evite prender o cabelo ainda molhado; afinal, quanto mais rápido o cabelo secar, menos irá promover o crescimento desse mal que tanto incomoda.

… condicionador no couro cabeludo

Se você tem tendência à dermatite seborreica, nada de passar condicionador no couro cabeludo. Ele vai piorar ainda mais a situação por estimular a produção de sebo e oleosidade.

… lavar pouco o cabelo

Se você tem caspa e lava o cabelo uma ou duas vezes por semana, está indo pelo caminho errado.

Lavar pouco o cabelo faz com que o couro cabeludo fique muito tempo em contato com a oleosidade acumulada, favorecendo a proliferação do fungo.

A orientação, nesse caso, é deixar o cabelo sempre limpo, mesmo que sejam necessárias lavagens diárias.

E agora, já sabe lidar melhor com a caspa? Conta pra gente suas dicas para evitar o constrangimento – e, se precisar escolher os produtos ideais de cuidado capilar a partir de agora, pode contar com a gente. 😉

 

Deixe um comentário