Como atrair clientes para seu salão

Outro dia postamos aqui um artigo sobre como dar os primeiros passos profissionais na área da beleza. Hoje, vamos falar sobre outro detalhe tão importante quanto abrir um negócio nesse setor de mercado: mantê-lo.

Afinal, salão existe por todos os lados, para todos os gostos. Quando a clientela está satisfeita, ela fica no mesmo, mas pode mudar ao menor sinal de desgosto. Os salões de bairro costumavam ter mais facilidade em montar uma carteira de clientes, mas a chegada dos “salões express”, em shoppings e grandes centros comerciais, acabou mudando a regra desse jogo.

Hoje, as pessoas vão a salões pela praticidade, rapidez e, claro, pela qualidade do que é ofertado em cada ambiente. Atrair clientes para um salão de beleza é como se fosse o primeiro beijo de um relacionamento: o primeiro passo está dado, depois dele devemos nutrir a relação entre cliente e salão para que ela seja duradoura e produtiva.

Mas como fazer isso? Como atrair gente, ainda mais em tempos de crise? Calma, a gente vai te explicar tudinho.

Os principais métodos da atração

Ali em cima dissemos que atrair clientes é como dar o primeiro beijo: é essa a impressão mais forte que uma pessoa vai ter sobre o relacionamento a seguir, tanto no campo amoroso quanto no do consumo.

E, quando vamos conhecer uma pessoa pela primeira vez, não nos programamos para isso? Dessa forma você tem que pensar na hora de atrair clientes para o salão de beleza: faça com que as pessoas que te procuram tenham uma boa impressão do seu trabalho logo de cara, com um salão limpo, cheiroso, que oferte serviços de qualidade e bons produtos.

Veja outras dicas certeiras para atrair novos clientes para seu salão e, claro, reter a clientela antiga.

1. Foque na qualidade

O boca a boca ainda é a forma de propaganda mais eficiente da face da Terra. É através de recomendações que fazemos a maior parte das nossas escolhas – e é também através de opiniões contra algum lugar que deixamos de frequentá-lo.

Por isso, não pense em atrair novos clientes se seu atual público está insatisfeito. Foque na qualidade dos seus serviços, dos produtos que disponibiliza tanto no lavatório quanto para a venda pós-tratamento e em parcerias que possam criar um ambiente de trabalho mais leve.

Muita gente procura um salão só para um tratamento estético enquanto outras pessoas são atraídas pelo lazer de estar naquele espaço. Foque nesses dois diferenciais para fazer sucesso.

2.Aposte em produtos verdadeiramente eficazes

Não adianta nada prometer mundos e fundos para a clientela se os produtos com os quais você trabalha não são capazes de entregar o resultado esperado.

Para evitar que expectativas não sejam cumpridas – o que tornaria o boca a boca bem desfavorável – tenha um fornecedor de produtos de qualidade e eficácia comprovada pelo mercado e pelos usuários.

Tanto os salões mais tradicionais quanto os que estão apenas começando sabem que o reconhecimento do trabalho vem de uma linha de produtos bem escolhida e que atenda ao cliente em suas mais variadas necessidades.

Se precisar de uma ajudinha para entender como devem ser escolhidas as matérias-primas dos seus milagres, fale com a Mutari. 😉

3.Deixe o ambiente descontraído

Salão de beleza deve ser um lugar descontraído, leve, onde as pessoas se sintam bem! Por isso, mesmo que alguém esteja com os fios em estado deplorável, não precisa jogar isso na cara e nem causar tensões no ambiente!

Seja uma pessoa alegre, promova bons papos, cerque-se de um time com a mesma alegria de trabalhar e, se possível, crie cantinhos temáticos no seu salão, como o do cafezinho e o da leitura. Quem passar pela rua vai ter muita curiosidade de marcar horário um lugar desses!

4.Esteja presente nas redes sociais

Mas lembre-se que não é só na rua que você deve ser visto e lembrado. Esteja nas redes sociais, mostrando o trabalho, os produtos, as tendências e anunciando descontos e promoções.

Com as possibilidades de patrocínio de post em Facebook e Instagram você pode fazer esse marketing com as próprias mãos, se não tiver vontade ou recursos para pagar uma outra pessoa ou agência.

O que não pode faltar ao salão que quer atrair clientes é um perfil profissional do Facebook e/ou Instagram, principalmente se você desenvolver uma técnica que é só sua e dá muito certo. Quando o trabalho é bom, pessoas de todos os cantos da cidade vão querer conferir a novidade.

5.Mantenha a equipe motivada

Nada melhor para manter clientes antigos e atrair outros novos do que trabalhar com prazer em servir. Se você trabalha só, não deixe que os problemas pessoais interfiram na rotina do salão: busque se motivar de forma que as pessoas não reclamem do seu humor ou da sua atenção aos detalhes.

Já se trabalha em equipe, cuide para que ela esteja sempre motivada, pois só pessoas felizes no serviço são capazes de prestar um serviço com excelência. O valor humano é e sempre continuará sendo a prioridade dos bons gestores, porque gente bacana trabalhando é o que atrai gente bacana comprando produtos e serviços.

Tem mais alguma dica ou dúvida sobre como atrair clientes para o seu salão? Deixe o comentário ou a pergunta por aqui, no nosso Facebook ou no Instagram da Mutari!

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