Como cuidar dos cabelos durante a gravidez?

Cena recorrente nas nossas redes sociais e eventos sobre cuidados capilares: mulheres grávidas super felizes com a gestação, mas um pouco cabisbaixas com o fato de que, durante os nove meses, não poderão continuar alguns tratamentos de beleza para os fios, como o alisamento e a tintura.

E não tem muito, mesmo, como fugir à regra: é preciso respeitar o corpo nesse período e, principalmente, o ser humaninho que está sendo gerado dentro da barriga. Por isso, ficar atenta às dicas do que pode e o que não pode durante a gravidez é fundamental para não deixar que a vaidade complique o desenvolvimento do feto.

As boas notícias? Além de nove meses passarem mais rápido do que muita gente imagina, as mamães de plantão ainda podem desfrutar de produtos de cabelo para gestantes, que vão deixar os fios bem legais durante o período, incluindo shampoo para grávidas e químicas minimamente invasivas.

Vem comigo pra ver o que pode e o que não pode durante a gravidez – e foque no que pode, ao invés de lamentar pelo que não pode, já que o otimismo e a adaptação também são formas de fazer o tempo passar mais rápido. 😉

O que não pode fazer no cabelo de grávida

  1. Pintar o cabelo

Essa é uma tortura para quem pinta os cabelos a vida toda e vai passar um tempinho vendo a raiz crescer sem poder fazer nada… ou quase nada. Afinal, o médico pode liberar tinturas após o primeiro trimestre de gestação, já que os três meses do início podem ser mais decisivos para o feto.

Mas, nesse caso, o ideal é retocar apenas o necessário ou fazer tinturas que não entrem em contato direto com o couro cabeludo, como reflexos e mechas californianas.

Mas é bom sempre perguntar ao obstetra de confiança se o procedimento pode ser feito antes que você marque a hora no salão.

  1. Alisar o cabelo

Taí uma boa hora pra transicionar de vez os fios alisados naqueles naturais lindos que você tanto escondeu: durante a gravidez, qualquer método de alisamento é contraindicado.

Isso se dá pelas fórmulas cheias de produtos químicos que podem ocasionar mal estar para a mãe e para o feto, sem contar que a estrutura do cabelo pode mudar por conta dos hormônios da gestação e, aí, o resultado de um procedimento como esse corre o risco de ser bem insatisfatório.

Por essas e outras, alisamento, relaxamento e progressiva, e todos os outros tratamentos químicos severos, devem ser evitados – para não dizer que precisam ser cortado da lista! – durante a gravidez. E durante o período de amamentação também.

O que pode fazer no cabelo de grávida

  1. Cortes maravilhosos

Só quem já gestou uma criança sabe que os nove meses necessários para que isso aconteça, apesar de serem legais para a maioria das mães, tendem a ser nada práticos! Além do calor e do desconforto de ver seu corpo mudar muito em pouco tempo, a gente acaba se ocupando com vários preparativos para a chegada do neném.

Por isso, cortar o cabelo daquele jeito incrível que você viu na revista, mas nunca teve coragem, pode ser uma boa opção agora, quando você busca praticidade e conforto! Mudar o visual radicalmente pode ser uma saída às proibições de tratamentos capilares para gestantes citados acima – e vai dar ares novos à mamãe mais bonita do pedaço!

  1. Hidratação!

É aqui que mora a salvação das gestantes que veem os cabelos cair, enfraquecer ou mudar sua estrutura durante a gravidez. São tantos hormônios que, às vezes, esses efeitos colaterais são inevitáveis, mas por pouco tempo.

Dá pra sair à caça de produtos de cabelo para gestantes e fazer hidratação semanal ou quinzenal para deixar os fios lindos e brilhantes durante todo o tempo de gestação. Hidratação também é algo a ser feito durante a amamentação e para o resto da vida.

Atenções pós-parto

Lembra que te falaram que ser mãe é um empreendimento pra toda a vida? Pois é: seus cabelos vão te dizer o mesmo. Depois que o neném nasce e os hormônios voltam ao normal, algumas novidades podem surgir vindas de seus fios.

É raro, mas a estrutura dos cabelos pode mudar permanentemente ou você pode desenvolver algumas sensibilidades e alergias, principalmente durante a amamentação. Para evitar qualquer problema, escolha bem o shampoo para grávida e lactante, assim como o condicionador e creme de pentear, e evite as químicas agressivas até que seu bebê tenha parado de vez de mamar no peito.

E lembre-se: dá pra ser uma gestante ou lactante com cabelos maravilhosos, mesmo que os hormônios te digam o contrário! E o principal segredo para isso é ser feliz com você mesma. 🙂

Deixe um comentário