Como lavar a escova de cabelo e evitar danos aos fios

Você sabia que escova de cabelo suja, bem como outros acessórios pessoais para cabelos, como pentes e presilhas, podem provocar danos ao couro cabeludo? Não é conversinha mole: não se atentar para a higiene desse acessório pode provocar quedas de cabelo e diversas doenças que favorece a proliferação de micro-organismos.

É por isso que, no salão de beleza, os cabeleireiros lavam a escova sempre após o uso em cada cliente. Mesmo que seja só você, em casa, usando a escova de cabelo, limpá-la da maneira correta é a forma ideal de evitar muitos problemas capilares.

Lavando a escova de cabelo em quatro passos

Para manter as cerdas limpas não basta somente retirar os fios presos após cada escovação – seja com ajuda de um pente ou com as mãos, mesmo: as escovas para cabelos acumulam restos de produtos, sujeiras e poeiras que se acumulam nos fios ao longo do dia, deixando-as oleosas e suscetíveis à proliferação de bactérias. 

Para entender direitinho o passo a passo e lavar corretamente a sua escova de cabelo a partir de agora, leia esse texto todo e coloque em prática as dicas abaixo a partir de hoje:

Passo #1: retire os fios de cabelo da escova

Antes de qualquer outra coisa, retire, com a ajuda de um pente, os fios de cabelos agarrados nas cerdas da escova. Como dissemos ali em cima, a sujeira e as partículas de pele tendem a se grudar na escova e, se deixar, elas nunca mais saem de lá!

Contudo, tenha cuidado ao fazer essa limpeza, já que arrancar os fios presos à escova de cabelos de uma só vez pode amolecer e danificar suas cerdas, além de comprometer a função da escova. 

Se o acessório for daqueles que apresentam bolinhas na ponta das cerdas, e se estas bolinhas estiverem soltando, o ideal é trocar logo de escova para que ela não cause danos aos cabelos e, principalmente, ao couro cabeludo.

Passo #2: lave a escova com cuidado para não danificar

Faça isso, de preferência, com xampu infantil neutro ou sabão neutro, água corrente e esponja macia, para que a escova não perca a cor ou função. Essa mesma “técnica” pode ser utilizada para outros acessórios de cabelo.

Se a sujeira estiver impregnada, coloque a escova de molho por 30 minutos na água embebida de xampu neutro. Se o material for de plástico, recomenda-se colocar de molho em um litro de água e uma colher de água sanitária para desimpregnar a sujeira e, também, para a desinfecção do acessório.

Na hora de limpar fileiras estreitas de cerdas, utilize pedaços de algodão ou uma escova de dentes macia.

Passo #3: enxague a escova

Por fim, enxague bem a escova em água corrente. Certifique-se de que foi removido todo o xampu da mistura de limpeza, para que as substâncias contidas nele não acabem em seu cabelo quando penteá-lo.

As escovas de madeira para cabelo podem ser lavadas por inteiro, pois a matéria-prima recebe tratamento para suportar a umidade. Já as escovas de cabelo metálicas devem ser enxugadas com pano limpo para evitar oxidação.

Passo #4: seque a escova

Deixe o acessório secar naturalmente em local ventilado e longe do sol. Você pode usar, também, o ar frio do seu secador ou colocar a escova de cabelos sobre uma toalha e se esquecer dela, deixando secar até o dia seguinte. Ah, evite secar a escova utilizando o ar quente secador ou estufa, pois isso compromete a qualidade e função do acessório.

Pronto! Sua escova de cabelos estará pronta para ser usada quando estiver completamente seca.

Posso lavar pincéis de maquiagem?

Siiim! Não só pode como deve. Assim como escovas de cabelos devem ser lavadas a cada 15 dias, os pincéis de maquiagem também merecem esse cuidado para evitar problemas de pele.

A boa notícia é que não tem segredo: o processo para lavar pincéis é o mesmo, tendo em mãos uma esponja macia e um xampu neutro. Faça movimentos delicados, respeitando a direção das cerdas dos pincéis, que tudo dará certo.

Deixe-os secar completamente ao natural antes de guardar de volta na maleta de make.

Agora que você já aprendeu uma forma eficaz de lavar escova de cabelo e pincel de maquiagem, conta pra gente: você tem algum segredinho especial para realizar essa atividade com mais eficiência?

Deixe um comentário