Como melhorar as redes sociais do seu salão de beleza

O ramo da beleza é um mercado que tem dois argumentos de venda muito fortes: o atendimento e o resultado. Se o atendimento é bom, se a pessoa se sente em casa quando frequenta o salão, se é bem tratada, ela volta. Assim como ela volta se o resultado deixar sua autoestima ainda mais em alta e for considerado perfeito por quem pediu o serviço.

Por conta disso, por anos os salões de beleza trabalharam na base da indicação, do marketing boca a boca. Mas, com o passar do tempo, e o crescimento da internet e suas múltiplas funções, ter um salão de beleza conhecido apenas no bairro já não é mais o suficiente.

A boa notícia é que o marketing digital, que utiliza as redes sociais como principais canais de contato com os clientes, é a virtualização desse tipo mais “tradicional” de marketing. Hoje, todo mundo usa: é difícil encontrar quem não tenha um perfil no Facebook ou Instagram, que são as redes sociais mais populares.

A melhor notícia é que, ao entender como usar as redes sociais no intuito de incrementar a publicidade do seu salão, você pode dar muito mais visibilidade aos sonhos que constrói diariamente com as suas clientes.

Preciso estar em todas as redes sociais?

A resposta é curta e grossa: não.

Primeiro, porque são dezenas de redes sociais que precisam de alimentação diária de conteúdo: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Snapchat… se você for, sozinho, se dedicar a todas elas, quem é que vai cuidar do seu salão?

O ideal é fazer uma rápida pesquisa de mercado para ver onde outros salões de beleza bombam no mundo virtual e começar a partir daí. Nossa aposta é que, para mostrar bons resultados, o Instagram é a melhor plataforma, enquanto o Facebook vai servir direitinho como uma forma virtual de estreitar seus contatos com as clientes reais.

Mas isso não é regra. Se você quer, por exemplo, encontrar pessoas qualificadas para trabalhar no seu salão, o melhor é buscar o LinkedIn. Se o intuito for buscar referências de decoração para a empresa e, depois de alguma reforma, exibir as fotos, o Pinterest é o local adequado. E por aí vai…

O importante é que você consiga identificar, inclusive entre o público que você atende, quais redes sociais fazem mais sucesso e podem alavancar seus negócios. Daí pra frente é só seguir as dicas abaixo:

  1. Não deixe suas redes sociais em mãos despreparadas

A internet está cheia de conteúdos educativos como fazer redes sociais da maneira certa, além de uma infinidade de cursos cidades afora com esse tema. Portanto, não tente conquistar as redes sociais e esperar bons resultados se você (ou sua equipe) não faz a menor ideia de onde começar.

Se não der para contratar uma empresa que cuide dessa parte do marketing digital pra você, pelo menos aposte em oficinas preparatórias ou pessoas com vontade de aprender para garantir sucesso. Lembre-se que só porque seu sobrinho de doze anos já usa Facebook isso não quer dizer que ele deva ficar responsável pelo seu posicionamento digital.

  1. Capriche no conteúdo – inclusive o fotográfico

O mundo cibernético vive pelo conteúdo – e esse texto é uma prova disso. Se ele não tivesse nenhuma informação relevante, você não estaria lendo. Afinal, a vida é curta para nos apegarmos a conteúdos fracos, certo?

Leve isso para as redes sociais do salão de beleza, buscando fazer sempre conteúdos relevantes, atrativos e que conversem bem com seu público-alvo. Fotos e vídeos, hoje, são os tipos de conteúdo mais queridos pelos usuários das redes, então pode caprichar bastante nessas duas frentes.

  1. Invista

Ainda que a adesão às redes sociais seja completamente gratuita, empresas que esperam angariar bons resultados com sua presença digital devem investir nas plataformas para ganhar mais visibilidade.

Isso significa patrocinar suas próprias postagens para que elas sejam vistas por muitas pessoas – mas tanto o investimento quanto o desenho dos objetivos com ele precisam ser feitos de maneira assertiva e estratégica.

Por isso, sempre que der, conte com um profissional qualificado para fazer o salão de beleza virtual render bons frutos com o gerenciamento de anúncios em cada uma das redes sociais.

  1. Atenda bem

Por fim, não é porque você não está vendo a pessoa na sua frente que vai atendê-la mal. As redes sociais são percebidas, hoje, como um SAC virtual onde a pessoa pode perguntar preços, pedir agendamento, tirar dúvidas, fazer elogios ou reclamações, e não adianta nada lutar contra essa corrente.

O mais interessante a se fazer é estar sempre disponível para responder online, através das redes sociais, no menor espaço de tempo possível entre a pergunta do cliente e o seu posicionamento oficial.

Se precisar, contrate alguém só para fazer isso, mas não deixe seu cliente esperando uma resposta por um longo tempo. Lembre-se que seu concorrente pode estar fazendo direitinho o dever de casa das redes sociais e te deixar comendo poeira só porque você ficou com preguiça de responder na hora ou não teve paciência para enviar uma mensagem educada a um cliente.

Temos certeza que, com esses primeiros passos, as redes sociais do seu salão de beleza serão um sucesso! Aproveite que já está aqui e conheça o Facebook e o Instagram da Mutari para mais conteúdos como esse.

 

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