Cortar o cabelo com frequência é preciso?

Tem gente que morre de medo de tesoura e não passa na porta do salão nem para cortar as famigeradas “pontinhas”. Contudo, passar por esse ritual pelo menos uma vez a cada três meses é muito importante para que os fios cresçam fortes e saudáveis.

Alguns mitos fazem parte dele, como, por exemplo, o de que as os cabelos vão crescer mais rápido caso você corte as pontas. Pelo ponto de vista dermatológico (que é a área da medicina responsável por diagnosticar e tratar problemas de pele, unhas e cabelos), isso não faz sentido: nossos cabelos tem um ritmo de crescimento que não se altera com o corte ou a falta dele. 

Contudo, é evidente que tirar as pontas pode dar mais movimento, uma vez que você tira a parte que está mais desidratada e, muitas vezes, danificada, com pontas duplas ou a criação de nós.

E essa é a primeira importância de cortar os cabelos com frequência: só assim você vai deixá-lo sempre bonito.

Razões pelas quais cortar os cabelos é importante

Poderíamos te dar inúmeras razões pelas quais cortar os cabelos é importante, mas vamos nos focar em apenas uma: a estrutura capilar precisa da tesourinha para ser mais feliz a longo prazo.

Nosso fio é composto por três partes (medula, córtex e cutícula) que o protegem das agressões externas, como o sol, a poluição, o vento, a poeira e por aí vai. Quando o cabelo está saudável, temos essas três partes bem juntinhas, fechadas como em uma formação de guerra onde é quase impossível que o inimigo penetre o sistema de defesa.

Só que, na vida real, ter um cabelo 100% saudável é extremamente raro, e a principal razão para acreditar nisso é a incidência de pontas duplas na população mundial: quem nunca encontrou sequer uma nas suas madeixas que atire a primeira tesoura de cabeleireiro.

As pontas duplas são nada mais que a abertura das escamas do cabelo, fazendo com que as três partes que citamos ali em cima não estejam mais tão unidas para proteger os fios. Quanto mais pontas duplas o cabelo tiver, menos saudável ele vai se sentir no curto e médio prazo.

E não há tratamento contra pontas duplas depois que elas aparecem, além da tesoura. Enquanto muitos produtos capilares podem te ajudar a evitar as pontas duplas, o corte vai tirar de jogo aquelas que já não podem mais ser salvas para que os próprios produtos tenham a capacidade de penetrar mais e melhor a estrutura dos fios.

E, até aqui, estamos falando de cabelos que não tem fatores maiores de agressão, como descoloração, alisamento, relaxamento e tintura, além da dupla “secador e chapinha” e da exposição excessiva ao sol.

Se você marcou uma ou mais dessas opções como rotineiras na sua vida, cortar o cabelo para melhorar os fios não é uma recomendação, é quase uma obrigatoriedade. Nesses casos, as madeixas estão ainda mais sensíveis e, provavelmente, com a estrutura danificada, o que faz com que o aparecimento de pontas duplas e a falta de viço capilar sejam apenas questão de tempo.

Calma, ele cresce!

Dizer que cortar o cabelo é bom não é necessariamente verdade, principalmente para quem quer vê-lo ficar maior a cada dia. A sensação que se tem é que, ao cortar, são dois passos para trás no objetivo de fazê-lo crescer.

Mas lembra que, ali em cima, falamos que, dermatologicamente, existe um tempo de crescimento de cada cabelo? Isso significa que, mesmo sem cortá-lo, ele não vai crescer mais rápido – mas, também, que, ao cortar, ele rapidinho vai crescer de novo, pois o crescimento é uma regra natural dos fios.

Aí, depende da estrutura que o seu tem (se é liso, cacheado, qual é o tipo de cacho…) para que o crescimento seja mais ou menos visível no curto prazo.

Deixe um comentário