#DicaMara – Cabelinhos em apuros!

Quem tem crianças sabe que cuidar do cabelinho dos pequenos não é tarefa tão fácil. As crianças nos supreendem e suas atitudes podem nos pregar uma peça atrás da outra! 

Quem nunca pegou seu filho tentando fazer uma bela franja nos cabelos? E se não aconteceu com seu filho, com certeza um dia já aconteceu com você: o temido chiclete no cabelo! E se fazem aniversário, chegam em casa com os cabelos cheios de ovos, que levamos uma semana para retirar o cheiro dos fios!

Mas para que tenhamos boas história pra contar, temos que saber como resolver estes problemas. Por isso, neste mês das crianças, separei umas dicas que podem salvar pais em situações onde o cabelinho está em jogo! Continue lendo e confira!

Retire a chicletes e gomas de mascar dos cabelos

A goma pode ser removida sem cortar o cabelo da criança. A primeira dica é usar a manteiga de amendoim ou qualquer tipo de óleo vegetal como o óleo de coco, por exemplo, pode ser aplicada ao cabelo para remover a goma. O óleo vegetal é melhor ainda se a goma estiver nos cílios ou sobrancelhas.

Cubra completamente a goma com manteiga de amendoim ou óleo usando os dedos ou uma escova de dentes e deixe o produto se sentar por alguns minutos. Em seguida, retire a goma dos fios com cuidado e lave o cabelo da criança.

Uma segunda dica e colocar um saco de gelo sobre a goma. Ela vai endurecer e se soltar dos cabelos com facilidade.

Outra dica é colocar a mecha de cabelo com o chiclete dentro de um copo de refrigerante à base de cola bem gelado, que o chiclete irá soltar dos fios.

Retirando o cheiro de ovos do cabelo

Que belo presente de aniversário, não? Ovos nos cabelos! Mas não se desespere. Há quem diga que eles fazem bem aos fios. Mas e quando o cheiro não sai? Como fazer?

Uma dica é misturar uma parte de bicarbonato de sódio com 3 partes de água e aplique esta mistura sobre os cabelos molhados. Deixe agir por 5 a 10 minutos e depois lave o cabelo. O bicarbonato de sódio purifica o acúmulo de ovos no cabelo eliminando assim o cheiro. 

Remova a cola dos cabelos do seu filho. 

Como tirar a cola do cabelo de crianças

O condicionador pode ser usado para remover a cola do cabelo. Molhe o cabelo e depois aplique condicionador na área coberta com cola. Deixe o condicionador embeber por 20 minutos e, em seguida, use um pente para remover a cola do cabelinho da criança.

Se o condicionador não funcionar, tente usar o óleo do bebê em vez do condicionador. O óleo também deve permanecer no cabelo por 20 minutos.

Corte surpresa!

Não é incomum que uma criança corte seu próprio cabelo ou tenha seu cabelo cortado por outra criança na escola. Se isso acontecer, você pode levar a criança a um cabeleireiro profissional para consertar o cabelo. Se o dano não é tão ruim, peça à criança que tente acessórios, como chapéus, tiras, barrettes, pinos bobby ou estilos que podem camuflar os danos até que o cabelinho cresça novamente. Veja outras dicas:

  • Fale com o seu filho sobre as formas apropriadas de usar tesoura (por exemplo, para artes e artesanato).
  • Se o seu filho está muito interessado em corta o cabelo, permita-lhes cortar o cabelo de uma boneca ou manequim em vez disso.
  • Se outra criança corta o cabelo do seu filho, aborde o assunto com o professor e o pai da outra criança para isso não acontece novamente.
  • Instrua seu filho para que outras crianças não toquem ou brinquem com o cabelo dele.
  • Lembre-se de que o cabelo cresce de novo!

Gerencie os fios rebeldes (cowlicks) do seu filho. 

Fios rebeldes (os temidos Cowlicks) não são incomuns. Os Cowlicks são fios que teimam em crescer para o lado divergente dos outros fios.  Normalmente eles aparecem quando a direção de crescimento do cabelo se dá no padrão espiral. 

Uma dica é tentar inverter o lado que se parte os cabelos da criança ou usar bobbys, spray de cabelo para treinar o cabelo a crescer e se portar como os outros fios. Você também pode tentar penteados que permitem que os fios permaneça na direção preferida.

Os fios rebeldes (Cowlicks) são menos visíveis em cabelos longos, cabelos super curtos e cabelos texturizados. Deixar o cabelo crescer ou optar por um bom corte mais curtinho, pode ajudar a esconder o cowlick.

Dica: quem tem cowlicks deve escovar o cabelo enquanto ainda está molhado.

Deixe um comentário