#DicaMara: Nutrientes bons para os cabelos

Muita gente entra em dietas ditas milagrosas para emagrecer ou ganhar peso, mas se esquecem que o mais importante em uma dieta é o benefício que ela pode trazer para nossa saúde. Dietas, quando muito focadas no emagrecimento ou ganho de peso, podem afetar a saúde, não só dos cabelos, mas do corpo todo.

O equilíbrio correto dos seguintes nutrientes, incluindo proteínas, vitaminas e minerais  são importantes para fornecer aos cabelos tudo o que ele precisa para permanecer brilhante, forte e cheio de vida.

Para que você possa compreender melhor, separei abaixo alguns dos nutrientes mais importantes para a saúde do nosso organismo e também dos nossos cabelos . Continue lendo e confira!

Nutrientes bons para os cabelos

Proteína

Como o cabelo é feito de proteína, garantir que você tenha proteína suficiente em sua dieta é crucial ter fazer um cabelo forte e saudável. Se você não está consumindo proteína suficiente em sua dieta, seu cabelo provavelmente se tornará seco, quebradiço e fraco. Dietas de proteína extremamente baixas podem afetar o crescimento de cabelo e até mesmo ocasionar a perda de fios. Escolha frango, peru, peixe, produtos lácteos e ovos como excelentes fontes de proteína, juntamente com fontes vegetarianas, como legumes e nozes. 

Ferro

O ferro é um mineral especialmente importante para o cabelo e muito pouco ferro é uma das principais causas da perda de cabelo. 

O folículo piloso e a raiz são alimentados por um suprimento sanguíneo rico em nutrientes. Quando os níveis de ferro (ferritina sérica) caem significativamente, você pode apresentar anemia. Isso interrompe o fornecimento de nutrientes ao folículo, afetando o ciclo de crescimento do cabelo e resultando em queda. Produtos de origem animal como carne vermelha, frango e peixe fornecem ferro com alta absorção. Os vegetarianos podem aumentar suas reservas de ferro, incluindo lentilhas, espinafre e outros vegetais verdes de folhas, como brócolis, couves e saladas verdes. 
 

Nutrientes e seus beneficios para os cabelos

Vitamina C

A vitamina C ajuda a absorção de ferro, portanto os alimentos com alto teor de vitamina C são bons para comer em conjunto com alimentos ricos em ferro. A vitamina C também é um antioxidante, de modo que é usado facilmente pelo organismo. As melhores fontes são groselhas, mirtilos, brócolis, goiaba, kiwis, laranjas, mamão, morangos e batatas doces. A vitamina C ajuda na produção de colágeno, o que fortalece os cabelos.

Omega-3

Os ácidos graxos, ômega-3 são gorduras importantes que nosso corpo não pode produzir e, portanto, devem ser obtido através da nossa dieta. Omega-3s são encontrados nas células que alinham o couro cabeludo e também fornecem os óleos que mantêm seu couro cabeludo e cabelo hidratados. Procure por peixes oleosos, como salmão, arenque, sardinha, truta e cavala e fontes de plantas, incluindo abacate, sementes de abóbora e nozes. 

Vitamina A

A vitamina A é necessária para organismo por ajudar na produção do sebo. O sebo é uma substância oleosa criada por nossos cabelos glândulas sebáceas e fornece um condicionador natural para um couro cabeludo saudável. Sem o sebo, podemos experimentar um couro cabeludo com coceira e cabelos secos. Inclua produtos de origem animal e vegetais coloridos de laranja / amarelo que são elevados em beta-caroteno (o que torna a vitamina A), como cenouras, abóboras e batatas-doces.

Zinco e selênio

A proteção do couro cabeludo envolve outros minerais importantes, principalmente o zinco e o selênio. A falta de zinco pode levar a perda de cabelo e um couro cabeludo seco e escamoso. Os cereais fortificados e os cereais integrais são uma boa fonte de zinco, juntamente com ostras, carne e ovos.

Vitamina E

O sol pode danificar nossos cabelos, assim como isso pode danificar a nossa pele para garantir que você coma alimentos ricos em vitamina E para proteger seus cabelos. As nozes são potenciais nutricionais, fornecendo zinco e selênio, bem como vitamina E, então tente incluí-los como parte de uma dieta equilibrada. 

Biotina

A biotina é uma vitamina B solúvel em água. A escassez de biotina pode causar cabelos quebradiços e e queda capilar. Minha dica é incluir alimentos ricos em biotina, como cereais integrais, fígado, gema de ovo, farinha de soja e leveduras.

Deixe um comentário