#DicaMara – O que fazer para acabar com o frizz em dias úmidos?

Você nem conferiu a previsão do tempo e seus cabelos já adiantam que a chuva está a caminho? Saiba que você não é a única pessoa que sofre com isso. Sejam cacheadas ou lisas, as madeixas sempre ficam com os fios arrepiados em dias chuvosos ocasionando em vários dias de bad hair day!  Isto acontece por que a umidade no ar reage com as ligações químicas do hidrogênio encontradas em cada fio, fazendo com que as madeixas fiquem rebeldes, aumentando o frizz (triconodese).

Sabemos que qualquer alteração climática interfere na textura de qualquer cabelo mas, em dias de chuva, eles tendem a ficar ainda mais arrepiados, mesmo que não molhem diretamente.

Como acabar com o frizz nos cabelos em dias de chuva

 

Triconodese – Conhecendo um pouco mais!

Conhecido como frizz ou nozinho Triconodose acontece quando as escamas dos fios estão muito abertas. Os cabelos perdem a hidratação e os nutrientes, ficando opacos, secos e quebradiços.

O enfraquecimento causado por processos químicos e uso de escovas progressivas com formol faz com que o fio não consiga manter o sentido correto das escamas e ficam arrepiados. Fatores como a umidade, condições climáticas, processos químicos, permanentes, danificam a estrutura do fio causando ressecamento e o efeito espetado.

Os cabelos brancos são mais propensos aos frizz, pois possuem menos melanina, componente responsável pela pigmentação e menos substâncias emolientes que garantem a maciez.

 

Melhor é prevenir do que remediar

O trabalho de combate ao frizz dos cabelos deve ser levado a sério durante todas as estações do ano, chuvosas ou não. Afinal, esses arrepiados também são fios que se quebraram e estão crescendo novamente. Assim, torno a ressaltar a importância de manter o cabelo bem cuidado e forte todos os dias do ano.

É importante não descuidar da hidratação, feita de preferência no salão de beleza, com cortes regulares, tratamentos reconstrutores, alimentação saudável. Muito cuidado também com o excesso de coloração e alisamentos, que deixam os fios mais fragilizados, quebradiços e consequentemente com muito frizz.

Listamos alguns truques que irão disfarçar e diminuir os frizz em tempos de chuva e alta umidade. Continue lendo e confira!

 

Começe a eliminar o frizz no banho

Quando perceber que a temperatura vai mudar e a chuva está se aproximando, o ideal é lavar os cabelos com shampoo de pH adequado, utilizar máscara e condicionador anti-frizz. Depois, finalizar com um reparador de pontas adequado para o seu tipo de cabelo e deixar os fios secarem sozinhos.

Se for secar os cabelos com secador, opte por produtos termoativos que protegem contra as altas temperaturas do secador e da chapinha e deixam os cabelos selados, ou seja, menos suscetíveis ao frizz.

 

Água fria contra o frizz!

Para selar as cutículas do cabelo, basta um jato ao fim do banho, com o chuveirinho e pronto! Essa medida também diminui o volume do cabelo.

 

Em dias de chuva, opte por produtos finalizadores anti-umidade:

Esses produtos criam uma espécie de capa nos fios, blindando as cutículas sem deixar que a umidade entre no cabelo. Existem produtos específicos para isso, como o Protetor e Finalizador 48h, por exemplo, que possui um sistema High Tech que promove 99% de ação antiumidade comprovada. Além disso leave-ins com pH um pouco mais baixo também são muito indicados. A Mutari possui uma linha completa especialmente desenvolvida para  proporcionar alto poder de condicionamento e efeito memória, mantendo os processos térmicos por 48 horas mesmo em alta umidade ou até a próxima lavagem.

 

Protetor térmico: um aliado para combater o frizz em dias com ou sem chuva

Os finalizadores, como o Protetor Térmico e finalizador Royal Lyss, conferem e disciplina aos cabelos, pois possuem ação anti-frizz. Este Protetor Royal Lyss forma uma película protetora, confere brilho, maciez e sedosidade aos cabelos, principalmente aos processados com escovas progressivas, definitivas ou relaxamento. Com proteção térmica e solar, mantém fios lisos por mais tempo e alinha a estrutura cuticular dos fios.

Pente de madeira:

Um dos causadores do frizz é a eletricidade estática, que pode vir do atrito entre o pente e o cabelo. Por causa de suas características moleculares, o pente de madeira não permite que a eletricidade passe, fazendo com que ela não chegue a seus cabelos.  O mesmo não acontece com o pente de plástico.

Se aquele fiozinho teima em ficar em pé, passe um pouco de spray de leve fixação em um pente largo e dê uma leve penteada.

 

Nada de tentar abaixar os fios arrepiados com as mãos!

Se seus fios já estarão porosos e com frizz por causa da chuva, então não fique passando calor e suor das mãos neles porque irá deixá-los com mais umidade e, como consequência, suas cutículas irão abrir e seu cabelo ficará com um aspecto áspero.

 

Criatividade contra o frizz nos dias de chuva

Como lidar com o frizz nos cabelos em dias de chuva

Às vezes, usar a moda a seu favor pode ser uma solução ainda mais esperta. Abuse de lenços, turbantes, tiaras de diversos tamanhos e cores, rabos-de-cavalo, tranças, penteados desconectados e muitas outras opções de penteados e acessórios. Até mesmo um pequeno tic-tac pode resolver seu problema de maneira simples e criativa. Você disfarça o frizz e ainda se diverte.

 


#DicaMara

A palavra de ordem é: PREVENÇÃO! Uma dica importante em dias de chuva é não lutar contra, até porque não podemos controlar o clima. Então, aproveite! Já que a tendência agora é usar cabelos com mais textura e movimento natural, aproveite o momento e assuma o cabelo como ele é, use com mais ondas e movimento. O importante é você se sentir bem com você mesmo e aproveitar o melhor de cada estação e usá-las a seu favor!

Beijos da Mara!

Deixe um comentário