#DicaMara: Os 10 mandamentos dos cuidados com a pele

Um tratamento adequado pode rejuvenescer sua aparência. É indispensável ter uma rotina de cuidados com a pele para evitar o envelhecimento precoce, ressecamento, oleosidade extra, cravos e espinhas e para deixar sua derme suave e uniforme.

Cuidados com a pele

 

1 – Use protetor solar todos os dias

O número 1 da lista é o protetor solar. A radiação ultravioleta atinge a pele mesmo na sombra e em dias nublados, por isso o protetor solar é necessário diariamente. Dê preferência aos produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 30 e proteção contra os raios UVA. O filtro solar também ajuda a prevenir manchas e o envelhecimento precoce da pele.

2 – Hidratação

A derme é constituída por 70% de água e a epiderme por 15%. Para manter uma boa taxa de hidratação é importante optar por cuidados diários hidratantes que equilibrem o nível de água na pele. Também poderá utilizar-se regularmente uma máscara hidratante especifica para o seu tipo de pele.

3 – Cuide das partes “esquecidas do corpo”

Orelhas, pescoço, lábios, joelhos, costas também precisam de atenção, proteção e cuidados especiais. Não se esqueça deles na hora de hidratação, do protetor solar e dos cuidados diário de limpeza e tonificação.

4- Limpeza e tonificação

Uma rotina eficiente de cuidados faciais começa com limpeza e tonificação completos e suaves, irão remover sujeira, suor, oleosidade e maquiagem sem ressecar a pele.

Além disso, o ritual tem a finalidade de preparar a pele para o seu regime de cuidados faciais. Os componentes ativos dos produtos de cuidados faciais são absorvidos com maior eficácia quando aplicados à pele limpa.

5- Conheça a sua pele 

Aquele produto com embalagem linda e cheiro maravilhoso que sua melhor amiga usa pode ser péssimo pra você. 

Entender se a sua pele é normal, seca, oleosa ou mista te ajudará a escolher o produto ideal para você. Inclusive o protetor solar.

Cuidados com a pele

 

6- Atenção às partes mais ressecadas de seu corpo

O ressecamento da pele pode se manifestar em qualquer parte do corpo, mas algumas áreas são mais propensas a ficarem muito ressecadas ou até mesmo ásperas e rachadas, como por exemplo as mãos, calcanhar e cotovelos. Então redobre a atenção e abuse de produtos hidratantes potentes e massagens nestas áreas.

7 – Durma bem

Uma boa noite de sono é um verdadeiro tônico para a pele, favorecendo a nutrição e a desintoxicação do organismo. Além disso, repõe as energias.

8 – Durma com o travesseiro mais alto: 

Dormir com travesseiro mais alto faz com que a gravidade aja nos vasos linfáticos e facilite o transporte da linfa acumulada no rosto para os gânglios que ficam na altura do pescoço, onde o líquido será filtrado. O resultado: adeus ao rosto inchado logo pela manhã. Mas é fundamental que o travesseiro seja confortável e não cause dores ou torcicolos.

9 – Maquiagem: 

Use sempre produtos de qualidade e de acordo com seu tipo de pele. Se sua pele for extra-sensível, use linhas hipoalergênicas. Maquiagens de má qualidade podem causar alergias e piorar o estado da pele. Jamais durma com maquiagem: use um demaquilante e lave o rosto. Dormir de maquiagem obstrui os poros, forma cravos e espinhas, além de deixar a pele mais oleosa.

10 – Não cutuque sua pele

Não existe uma pessoa que nunca teve um cravo e/ou uma espinha. Aqueles que sofrem com isso devem manter as mãos sujas bem longe da pele. Isso permitirá que a doença se cure. Tocar ou cutucar machucadinhos e acne preexistente pode fazer com que a situação piore e ainda manchar a sua pele.


#DICAMARA

Cuidados com a pele são essenciais em todas as estações do ano. E que mulher não gosta de estar sempre bonita? Mas, com a correria do dia a dia, nem sempre é possível contar com a ajuda de profissionais. Então nada de reclamar da vida e vamos cuidar da beleza de nossa pele, que é um de nossos cartões de visita! 

Dê tchau agora mesmo para as desculpas que são pretextos para fugir dos cuidados com a pele, como falta de tempo, falta de dinheiro, falta de conhecimento, preguiça. Ficar linda é o que mais importa!

Beijos da Mara!

 

 

Deixe um comentário