#DicaMara: Pontas espigadas e pontas duplas. Saiba como tratar a tricoptilose

Neste artigo você vai saber mais sobre as pontas duplas. O que é, como evitar e como tratar as pontas maltratadas dos cabelos sem necessariamente apelar radicalmente para a tesoura!

 

O que são as pontas duplas?

 

O cabelo é dividido em três partes: a medula, que fica no interior e distribui minerais e nutrientes; o córtex, no meio, responsável pela força e elasticidade; e a cutícula, a camada externa, composta de escamas que vão se sobrepondo.

Semelhante a escamas, as cutículas dos fios são compostas por várias camadas sobrepostas que protegem as estruturas mais internas dos danos do dia a dia.

Mais conhecida como pontas duplas, a Tricoptilose é a quebra das pontas do cabelo fazendo com que as pontas dos fios fiquem divididas em dois, três ou mais, comprometendo a aparência saudável dos fios.

É o resultado de inúmeras agressões à fibra capilar, como o uso de secador, produtos de beleza inadequados, ou a exposição ao sol. A cutícula, uma membrana composta de queratina, que protege os cabelos, fica danificada e não pode preservar a hidratação dos fios, que quebram.

Se você possui fios com pontas duplas, saiba que isto não é um problema incomum. Pelo contrário! Muita gente enfrenta este problema. Há um tempo atrás, o Programa Bem Estar da Globo, falou sobre pontas duplas e lançou uma enquete para que as pessoas revelassem qual (ou os quais) tipo de ponta dupla elas tinham. Mais de 37% das pessoas disseram ter dois ou mais tipos de pontas duplas! Veja os tipos apresentados:

 

Fonte: G1.globo.com/bemestar

 

 

Como prevenir as pontas duplas?

Dicas básicas podem prevenir as tão temidas pontas duplas nos cabelos. Confira abaixo 6 dicas simples, mas essenciais para evitar as pontas duplas:

 

  1. Na hora de lavar: Observe a forma que você lava os seus cabelos. Você deve lavar as madeixas sem esfregar excessivamente e massagear o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea e dar mais brilho aos fios.
  2. Na hora de pentear: O modo como desembaraça os fios é umas das principais causas das pontas duplas. Escorregar o pente da raiz às pontas de uma só vez pode quebrar os fios e abrir as cutículas, influenciando no aparecimento de pontas duplas. 
  3. Na hora de cuidar: Organize-se em um cronograma capilar. O Cronograma Capilar ajuda a manter os cabelos sempre tratados.
  4. Na hora de tratar: Faça uma cauterização capilar se os cabelos já estiverem muito ressecados.
  5. Na hora de finalizar: Use Selantes ou Cremes para pentear de qualidade e apropriados para o seu tipo de cabelo.
  6. Na hora de proteger: Invista em proteção térmica e solar.

As pontas duplas também são resultados de fatores externos, como calor, sol, vento, poluição, secador e chapinha . O Leite de Coco CocoNut da Mutari é super indicado para proteção dos fios destes fatores externos. Ele possui ação anti frizz e anti quebra.

 

As pontas duplas já são um problema? Saiba como remediar.

O jeito é enfrentar a tesoura! Mas calma! É possível eliminar as pontas duplas somente aparando as pontas, como o corte bordado que é uma técnica utilizada por cabeleireiros que elimina as pontas duplas, sem diminuir o comprimento dos fios.  Recebe este nome, pois é necessário muita paciência por parte do profissional para realizar o procedimento, que é feito mecha a mecha, da raiz às pontas dos cabelos.

Mas se o comprimento de seu cabelo não é um problema pra você, talvez seja uma ótima oportunidade pra mudar o visual com um corte mais ousado! 

 


 

#DicaMara

Já dizia o velho ditado: Prevenir é melhor que remediar!

Não adianta nada eu te passar um monte de dicas de como tratar as pontas duplas se você não tiver o hábito de cuidar dos seus cabelos. Cabelos merecem atenção e cuidados constantes e não somente quando precisam.

Neste artigo você aprendeu que, com cuidados simples, hidratação, produtos de qualidade e manutenção diária você garante cabelos saudáveis o ano todo e ainda fica livre das pontas duplas!  Gostou das dicas? Espero que sim!

 

Até breve e beijos da Mara!

 

 

Deixe um comentário