#DicaMara – Porque minha cabeça coça?

Muita gente já se perguntou em algum momento: Porque minha cabeça coça tanto? Alguns tem mania de coceira, outros coçam a cabeça quando estão em algum dilema ou ansiosos por algum motivo. E se a cabeça está suja? Aï que ela coça mesmo! Mas nem sempre a coceira capilar está ligada e estes simples fatores.  Cabeça que coça no couro cabeludo com certa frequência é um sinal de alerta.

Coceira na cabeça e suas causas

A coceira é um mecanismo de defesa do organismo e adaptação ao meio ambiente. Às vezes, a pessoa coça a pele para eliminar alguma substância agressiva ou alergênica. E o sintoma pode ser também a primeira manifestação de uma doença mais chatinha, mas que na maioria dos casos é simples de tratar.

Para a dermatologinsta Márcia Purceli do programa Bem Estar da Globo, sentir coceira ou dor no couro cabeludo não é comum. Ao coçar a cabeça, as unhas fazem um ‘buraco’ e permitem a entrada de bactérias presentes no couro cabeludo e nas unhas, levando a uma inflamação da pele, conhecida como foliculite capilar. A coceira também pode ser um sinal de alerta para fungo, dermatite seborreica e até mesmo piolho.

Muitos são os fatores podem causar coceira no couro cabeludo. Antes que você possa acabar com a coceira, você precisa descobrir o que está causando isso.

Por isso, listei abaixo 5 causas comuns e sugestão de tratamentos para couro cabeludo com coceira:

 

Principais causas para a coceira na cabeça

 

1.     Caspa e dermatite seborreica

 

Coceira, irritação e descamação no couro cabeludo são sinais tipos de capas e dermatite seborreica. 

De acordo com a dermatologista Inaê Cavalcanti Marcondes Machado, entrevistada pela Revista M de Mulher, a caspa e a dermatite seborreica não são a mesma coisa. A caspa é seca, a dermatite é úmida. A dermatite seborreica tem maior gravidade que a caspa e, em casos mais intensos, pode afetar não só o couro cabeludo, mas  também as sobrancelhas, o rosto (maçã do rosto), a barba, o nariz, a região atrás das orelhas, as costas, as dobras da pele e a região entre os seios”, afirma. O tratamento deve ser feito com a ajuda médica.

2. Psoríase

Esta é uma doença autoimune crônica que causa manchas escamosas levantadas, avermelhadas na pele ou couro cabeludo. 

O nome é estranho mas a psoríase é bastante comum, e se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas. A extensão da psoríase varia de pequenas lesões localizadas no couro cabeludo até o comprometimento de toda a pele.

Existem três opções gerais de tratamento: tópico (cremes e pomadas), sistêmico e por fototerapia. A escolha dependerá do tipo de psoríase desenvolvida e do histórico de casa pesso. Apenas o médico poderá indicar qual o melhor tratamento.

Coceira capilar e suas causas

3. Micose no couro cabeludo

Esta é uma infecção causada por fungos e que pode infectar o couro cabeludo. Ela se estende profundamente no folículo piloso, causando manchas redondas e perda de cabelo que aumentam em tamanho ao longo do tempo.

Atenção: se você tem uma infecção por micose na pele, você pode usar uma formulação antifúngica sem receita para se livrar dela. Não é assim com o couro cabeludo.

Uma vez que o organismo existe no fundo do folículo piloso, você precisará tomar medicamentos anti-fúngicos orais para resolver o problema. O seu médico irá verificar se esta é realmente o que está causando o problema antes de prescrever os medicamentos.

4. Piolhos

Embora a maioria das pessoas pense em escolares quando ouvem sobre piolhos , eles podem invadir o couro cabeludo de qualquer pessoa. Os piolhos preferem cabelos limpos, então se for seu caso, ter piolhos não significa que você tenha pouca higiene.

Atualmente existem em farmácias, shampoos que eliminam os piolhos e seus ovos. Mas, é sempre bom buscar orientação de um médico antes de se medicar.

5. Reações alérgicas

Eczemas e dermatite atópica são outras causas menos frequentes de couro cabeludo com coceira.

As reações alérgicas geralmente desaparecerão por conta própria se você puder identificar e evitar o produto químico ao qual você é alérgico. Este é um teste desafiador e especializado no consultório de um dermatologista pode ser necessário para determinar qual produto químico está causando a alergia.

 


    #DICAMARA

Em resumo, se você sofre com coceiras no couro cabeludo, procure um dermatologista. Ele irá ajudar a identificar o problema e combate-lo diretamente em sua causa.

Quando se preocupar com a coceira no couro cabeludo

Na maioria das vezes, quando nossa cabeça coça não é motivo de preocupação. Mas há momentos em que pode indicar algo mais grave. Consulte o seu médico quando:

Os shampoos anticoceira e anticaspa não fazem diferença.
A coceira o mantém acordado à noite e afeta seu trabalho ou estudo
Você vê piolhos ou ovinhos no cabelo
As manchas com coceira são muito doloridas ao toque

Nestes casos, a ajuda médica pode salvar não somente seus cabelos, como a sua saúde também!

Abraços da Mara e até a próxima!

Deixe um comentário