Dicas para vender mais produtos no seu salão de beleza

Nem só de serviços vive um salão de beleza. Seja por demanda da clientela, que sempre pergunta onde conseguir aquela máscara usada em seu tratamento, ou por reconhecimento da necessidade, quem tem um salão entende: é preciso escovar cabelos e, também, vender produtos. 

Fazer isso, porém, nem sempre é fácil. Ainda que parte dos clientes manifeste interesse em dar continuidade aos tratamentos em casa, muitos nem sempre se sentem convencidos a aumentar seus gastos no estabelecimento. E, por isso, é preciso conhecer estratégias que ajudem a impulsionar as vendas.

Se é isso que você procura para dar um gás no seu salão, parabéns: acabou de achar. Dê uma olhada nas dicas abaixo e comece a vender mais a partir de hoje mesmo.

 

#1 Puxe papo sobre os benefícios dos cuidados em casa

É um erro comum pensar que oferecer ou recomendar produtos para que o cliente use em casa faz com que ele não precise mais voltar ao salão.

A verdade é que, como você bem sabe, qualquer procedimento que agrida o cabelo vai ter melhores resultados se acompanhado de alguma hidratação ou restauração capilar. Qualquer tratamento vai superar as expectativas do cliente se tiver boa durabilidade.

O mesmo vale para os cuidados com unhas, pés, mãos, face…

Ao incentivar clientes a ter uma rotina de cuidados e tratamentos em casa eles se sentirão melhor atendidos e entenderão que existe uma preocupação verdadeira com seu bem-estar.

O resultado positivo da combinação entre o atendimento no salão e de seus próprios esforços vai servir de incentivo para que o cliente volte e, ainda, recomendem o serviço a outras pessoas.  

#2 Trabalhe com produtos de qualidade

Ao recomendar que o cliente siga alguns cuidados em casa para garantir melhores resultados é importante que o salão tenha produtos de qualidade a oferecer. Do contrário, a clientela pode entender o recado de que precisa comprar determinados produtos e optar buscar opções diferentes no mercado.

Além disso, é importante contar com produtos que estejam relacionados aos serviços oferecidos. Por exemplo: se uma cliente clareou os fios e vai precisar de um bom matizador para manter a cor, oferecer um produto referência para essa função vai conquistar a confiança – e fidelidade – da pessoa.

 

#3 Esteja sempre bem informado sobre os produtos que vende

Opções de produtos não faltam no mercado da beleza. Para convencer seu cliente a fazer uma compra é preciso garantir que ele receba informações reais e relevantes sobre o que você vende no salão.

Bons produtos nem sempre são baratinhos e, por isso, é preciso explicar porque valem o investimento. Além disso, é preciso fazer com que o cliente entenda porque a alternativa oferecida no estabelecimento é a ideal para as suas necessidades, superando opções concorrentes.

 

#4 Tenha os produtos à mostra

Ter os produtos à mostra, sobretudo perto do caixa, é uma boa estratégia para fechar a venda. Afinal, é na hora da “dolorosa” que acontece a decisão final quanto a levar ou não algum produto indicado. Se os argumentos tiverem sido bons, “trinta reais a mais ou a menos” farão pouca diferença no saldo final, frente aos resultados que esse investimento irá gerar.

Mas há outro motivo para exibir as mercadorias à venda:  um salão de beleza é um ambiente de socialização. É natural que as pessoas conversem, troquem indicações sobre os serviços que estão comprando ou puxem qualquer outro assunto para "passar o tempo".

Ter os produtos à mostra contribui para direcionar a temática desses momentos, contribuindo para aumentar o interesse dos clientes e, consequentemente, as vendas.

 

#5 Ofereça descontos ou brindes

É bastante comum que um salão de beleza apresente valores mais vantajosos para clientes que fecham um pacote de serviços. Acontece, por exemplo, para um combinado de sessões de hidratação, para corte e escova ou para serviços de massagem.

E há, também, a opção de combinar serviços e produtos e oferecer um desconto para quem decidir fazer um tratamento capilar e comprar o xampu e a máscara de tratamento.

Outra possibilidade que também favorece as vendas é oferecer brindes, como um óleo reparador de pontas ou um esmalte extra brilho para quem compra outro item ou serviço.

A ideia é sempre associar os “presentes” aos serviços oferecidos, os objetivos e o bem-estar dos clientes. É isso o que os deixa mais interessados e mais propensos a fechar a compra.

Se, mesmo com essas dicas, você ainda tiver dificuldades para vender os produtinhos Mutari no seu salão, entre em contato. Estamos aqui para te ajudar a queimar o estoque e deixar um montão de clientes felizes.

 

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