Entenda a diferença entre Cabelos secos e cabelos ressecados

Qual a diferença entre cabelos secos e cabelos ressecados?

Na hora de escolher o produto certo para o seu tipo de cabelo, você sabe diferenciar quais são os produtos específicos para cabelos secos dos produtos para cabelos ressecados? Ou você faz fazia parte do grupo que ainda nem sabia que havia diferença entre os dois? 

Saber se o seu cabelo é seco ou ressecado ajuda muito na hora de escolher o tratamento ou produto adequado para ele. Para cada tipo de cabelo, há necessidade de um tratamento diferente. 

Os cabelos secos, por exemplo, são os que perderam muita água e que precisam de maior hidratação. Já os cabelos ressecados são aqueles que perderam não somente água, mas também proteínas e lipídeos. Neste caso além de hidratar há também a necessidade de nutrir os fios com produtos específicos para cabelos ressecados. (Linha ou produto).

No entanto, o drama de quem possui cabelo seco e de quem tem o cabelo ressecado são parecidos: volume fora de controle, com frizz, fios quebradiços, pouco brilho, pontas duplas e fios difíceis de pentear.

Diferença entre cabelos secos e cabelos ressecados

Os cabelos ressecados são diferentes dos fios secos. O cabelo seco diz respeito ao tipo de couro cabeludo, que tem pouca produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, resultando em fios com aspecto menos brilhante em relação aos cabelos normais e oleosos. Ao passo que qualquer tipo de cabelo (oleoso, misto ou seco) pode ficar ressecado com procedimentos como química, exposição ao sol e à poluição, excesso de secador e chapinha dentre outros fatores.

CABELO SECOS:

Características do cabelo seco: A maioria dos cabelos secos são opacos, desidratados, sem brilho natural, e quebram-se com facilidade. Com baixa produção de gordura pelas glândulas sebáceas, os cabelos secos não conseguem lubrificação até as pontas e tendem a ser pouco ou nada sedosos. 

Uma outra característica do cabelo seco é o fato de as escamas que compõem a camada externa dos fios abrirem-se com mais facilidade deixando o cabelo mais vulnerável aos agentes externos, como poluição, vento, sol e processos químicos, como as tinturas e os permanentes. 

As principais causas são: Ambientes com poluição excessiva, uso constante de secadores e chapinhas, químicas, alisamentos ou permanentes. Esses procedimentos podem deixar os fios mais secos e quebradiços. No entanto, esta característica também pode ser natural, não dependendo apenas de fatores externos, mas da fragilidade das escamas que compõem a camada externa dos fios.

Tratamento ideal para cabelos secos:  Hidratação periódica e óleos essenciais são alguns dos recursos para tratar esse tipo de cabelo.

Todo cabelo precisa de corte pelo menos a cada três meses, mas os cabelos secos provavelmente precisarão encarar a tesoura com frequência ainda maior. O corte deve ser feito sempre que as pontas estiverem danificadas, independente do tipo, pois pontas duplas, enfraquecidas e quebradiças não podem ser recuperadas.

Você sabia? Pontas saudáveis otimizam a hidratação, pois permitem que os hidratantes sejam absorvidos de maneira mais eficiente.

Os produtos para quem tem cabelo seco devem ter componentes umectantes cuja função é hidratar, dessa forma o uso contínuo e correto ajudará a deixar as madeixas mais macias, brilhantes e com aparência mais saudável. (Linha ou produto ou tratamento).

CABELO RESSECADOS:

Características do cabelo ressecado: Pessoas com pouca produção de sebo no couro cabeludo têm cabelos mais secos e menos brilhantes, naturalmente. Isso é diferente dos cabelos ressecados, o que ocorre quando a haste do fio está alterada.

Os cabelos ressecados apresentam poucos desgastes. As cutículas estão levemente abertas por processos mecânicos – por chapinha e secador – ou químicos, mas continuam mantendo o brilho e estrutura apesar de levemente áspero. 

As principais causas do ressecamento dos cabelos: Um dos vilões é o pH, que é alcalino nos procedimentos químicos e faz as cutículas dos fios abrirem e não voltarem ao formato natural. O ideal é investir em produtos com pH mais ácido, que fecham as cutículas dos fios, e intercalar hidratações semanais para repor a água perdida com tratamentos de queratina e outros reconstrutores, para recuperar a estrutura dos fios e deixá-las mais fortes. (Linha ou produto ou tratamento)

Tratamento ideal para cabelos ressecados: Quando o cabelo é muito ressecado ou possui muita química, o ideal é optar por máscaras de hidratação que ficam no cabelo por mais tempo, penetram nas camadas mais profundas do fio e são mais bem absorvidas. (Linha ou produto).

As ampolas de hidratação, que agem em poucos minutos, podem ser uma boa solução, pois,  têm alta concentração de vitaminas e componentes hidratantes e por isso são eficientes. Elas podem ser usadas no lugar do condicionador uma vez por semana. (Linha ou produto).

Deixe um comentário