Tem fórmula mágica para crescer cabelo?

Sinto te informar, mas a resposta é: “não”. E quem diz isso não é a Mutari ou a Mara, e sim a ciência, que é taxativa quanto ao alongamento natural dos fios. Um ser humano saudável e com cabelos igualmente saudáveis vai ver o cabelo crescer, em média, um centímetro a cada 30 dias. 

Mas, então, como é que muita gente sai por aí ofertando produtos poderosos para o crescimento rápido dos fios?

Nossa tendência é pensar por dois lados: ou as pessoas querem deixar os cabelos mais saudáveis, vistosos e com elasticidade boa – o que faria com que a sensação de crescimento fosse realmente sentida – ou elas querem te enganar na cara dura.

Um cabelo, para crescer, depende bem mais da alimentação que levamos e das nossas rotinas de hidratação do que de uma ampola propriamente dita. Se os nutrientes dos quais os fios precisam chegam consideravelmente até as pontas, evitando toda sorte de ressecamento (incluindo pontas duplas), e se os hábitos de vida são saudáveis, não há porque não acreditar que eles não crescerão.

O que acontece, muitas vezes, é que os fios estão tão detonados que a impressão que temos é que eles estancaram em um comprimento X e que não vão crescer nunca mais. Isso diz muito sobre a nutrição capilar e alimentar que a gente tem: se não dermos forças para o alongamento natural, ele vai empacar mesmo.

Lembra daquele ditado da sua avó que dizia que “saco vazio não para em pé”? Para os cabelos, a lógica é a mesma: sem nutrição constante, eles não terão o aspecto de maiores.

12 centímetros por ano

Se os fios crescem um centímetro por mês, isso quer dizer que, em um ano, ele terá 12 centímetros a mais, caso não seja cortado. Pegue uma régua e tire a prova: 12 centímetros é coisa pra caramba!

Muita gente não consegue chegar a isso porque corta os cabelos pelo meio do caminho, principalmente “as pontinhas”, que é, no imaginário popular, uma forma de fazer o cabelo crescer mais rápido.

Mas, como já falamos por aqui, a realidade é que, ao tirar as pontas, somem (ainda que provisoriamente) as pontas duplas e o ressecamento, fazendo com que toda a estrutura do fio se fortifique ainda mais. Como os cabelos estarão mais saudáveis depois desse retoque é comum sentir seu crescimento quase que imediatamente.

Portanto, pode ir ao salão aparar as pontinhas duas vezes por ano e, no fim dessa etapa, talvez tenha ganhado menos centímetros no saldo final, mesmo que a sensação seja de fios mais longos. Isso ocorre muito porque, ao devolver a elasticidade aos fios, ele consegue potencializar sua estrutura e se parecer exatamente com aquilo que queremos que ele seja.

A lição de hoje, então, é que essas bombas para crescer cabelo rapidamente, ou qualquer outra fórmula mágica que prometa cinco centímetros de crescimento por mês, são balela.

O que vai fazer seus fios crescerem é hidratação e paciência. A Mutari pode te ajudar a escolher os melhores produtos de hidratação para que essa etapa seja concluída com sucesso e, daqui a pouco, você possa desfrutar de volume, comprimento e toda a maravilhosidade de cabelos soltos e livres.

Já a parte da paciência é com você – inclusive para manter a rotina do cronograma capilar e nutrir os fios de maneira constante daqui pra frente. É não desanimar ao não ver os resultados nos três primeiros minutos e ter certeza de que o cabelo com o comprimento dos sonhos é só uma questão de tempo.

Afinal, a julgar pelo conhecimento científico do tema, é mesmo.

Deixe um comentário