Teste de estilo capilar

Cuidar dos cabelos é uma prática que quase todas as mulheres mantêm. As cuidadosas estão sempre ligadas nas novidades do mercado capilar com o objetivo dedeixar as madeixas ainda mais macias, saudáveis e brilhantes.

O cabelo é a moldura do rosto e, por isso, buscar produtos de qualidade – e profissionais competentes! –faz toda a diferença no resultado do tratamento. 

Para qualquer processo que seja feito no seu cabelo, como progressiva, luzes, tintura, descoloração, selagemou até mesmo uma hidratação de rotina, é preciso, antes, fazer a identificação capilar.

Mulheres abertas às inovações, que gostam de usar o que tem de mais moderno, buscam identificar os fios para que qualquer intervenção deixe-as lindas e empoderadas. Essa avaliação é necessária para que os cuidados sejam conduzidos de forma correta.

Por exemplo: se você está sentindo o seu cabelo diferente, mais opaco, desalinhado e com mais frizz, uma das primeiras atitudes é hidratar o cabelo, certo? O processo de hidratação, contudo, não funciona da mesma forma em todos os casos. Mesmo parecendo um tratamento simples, que muitas de nós costumam fazer em casa, a identificação é necessária para que a indicação do melhor produto seja eficaz. 

O objetivo do teste capilar é justamente proteger o cabelo dos impactos de um procedimento errado. Quer outro exemplo? Não adianta querer ser loira platinada se o fio está quebradiço e ressecado. O que ele precisa, nesse primeiro momento, é ser reconstruído. Depois que ficar forte, estará pronto para receber a química.

É muito importante analisar as condições do seu cabelo, o estado em que ele se encontra, antes de tomar uma atitude. Assim, ele pode receber o tratamento sem sofrer danos irreversíveis.

Quais os principais testes de estilo capilar?

Com o passar do tempo, é natural que o cabelo se transforme. Isso acontece por diversos fatores: clima, vento, poeira, hormônios, estresse, química, uso de produtos inadequados ao seu tipo de fio, entre outros motivos.

É importante que você procure um profissional da beleza qualificado que irá analisar o que suas madeixas precisam – qual o tratamento ou transformação mais indicado para aquele momento. O mesmo irá te indicar uma linha de tratamento adequada para você utilizar no dia a dia.

Diante desses aspectos é preciso avaliar como estão atualmente as suas madeixas. E, para isso, algumas perguntas precisam ser respondidas.

Com que frequência você lava o cabelo?

Pode parecer uma pergunta simples, mas é de fundamental importância. Se você precisa lavar os fios com mais frequência, é sinal que o cabelo é mais oleoso; já se a lavagem ocorre em dias alternados, tudo leva a crer que ele seja normal a seco.

Qual o seu tipo de fio?

Saber o tipo de fio traz uma grande vantagem na hora de comprar shampoo e cremes. Muitas vezes, por não entender esse aspecto, os produtos utilizados podem estar inadequados.

Observe o seu cabelo e veja se ele apresenta as seguintes características:

  • Liso: apenas 18% da população brasileira nasce com esse tipo de fio. Costuma ser mais escorrido, sem volume e com tendência a oleosidade;
  • Levemente ondulado: fios suavemente ondulados em forma de S.  São fáceis de modelar, quase lisos e geralmente não tem muito volume;
  • Cabelo ondulado: é o mais comum entre as brasileiras. Forma o S mais marcante, tendem a ter frizz e não são fáceis de modelar;
  • Levemente encaracolado: é uma transição entre o ondulado e o cacheado. Esse tipo de cabelo tem cachos mais soltos e o formato de espiral vai da raiz às pontas;
  • Encaracolado: cachos mais fechados e estreitos, ficando grudados uns aos outros. Apresenta mais volume;
  • Afro: esse tipo de fio tem forma de espiral bem apertado e pequeno. Ganha volume com facilidade, mais tendência ao frizz e naturalmente seco.

Como se comporta o frizz dos seus cabelos?

Frizz são aqueles cabelinhos arrepiados que ficam no meio e acima da cabeça. Isso acontece porque as cutículas dos fios ficam abertas, resultando em mechas espetadas e sem aderência.

A Mutari tem a linha 48 Horas, tem 99% de ação antiumidade (comprovada em laboratório) mantendo os fios alinhados, sedosos, hidratados e sem frizz. Indicada para todo tipo de cabelo.

Como você consegue classificar os frizz dos seus fios? Eles são mais alinhados, demoram um pouco para se acomodarou é necessário aplicar um finalizador para comportar melhor as madeixas?

Depois de uma hidratação, como o seu cabelo reage?

É comum utilizar máscara de hidratação para melhorar o aspecto do cabelo. Porém, pode acontecer de o fio não agradecer e continuar opaco e sem vida. Isso ocorre por alguns motivos:

  • Se o cabelo estiver poroso, com aspecto emborrachado ou elástico, a hidratação não vai fazer efeito. Nesse caso, o mais indicado é fazer um cronograma capilar, devolvendo aos fios todas as vitaminas que eles precisam;
  • Talvez o número de hidratação esteja sendo insuficiente, então, o recomendado é aumentar a frequência;
  • É importante fazer uma massagem durante a aplicação do produto para alinhar os fios;
  • Verifique o shampoo utilizado na lavagem. Ele costuma ser a principal causa do cabelo ficar ressecado, principalmente se tiver uma carga maior de sulfato;
  • O tratamento utilizado pode não ser o correto para o seu tipo de fio.
     

Qual o aspecto das pontas do seu cabelo?

Observe se as pontas do cabelo se modelam com facilidade ou se ficam com aspecto espigado.

As pontas secas e duplas são resultados de uso excessivo de químicas, agressões externas (sol e poeira) ou utilização de chapinha e secador de cabelo em temperatura muito quente e sem utilizar protetor térmico. 

Depois da lavagem, como fica o seu couro cabeludo?

Não existe cabelo bonito sem couro cabeludo saudável. Se essa região não for bem cuidada, pode prejudicar o crescimento dos fios, gerando queda, caspa entre outras anomalias, então não se esqueçam de utilizar produtos que tratam dos fios e do couro cabeludo. A observação desses e outros aspectos pode te auxiliar no melhor tratamento para as suas madeixas. Agora que você entende como fazer o teste capilar, sinta-se mais confiante para ter um cabelo saudável.

Na hora de escolher os produtos ideais para o seu cabelo, pode contar com a gente.
 


Quer saber onde adquirir a linha Everyday da Mutari? 😀
Acesse: www.lojamutari.com

Deixe um comentário