Tudo sobre franjas

O cabelo é um dos artifícios mais interessantes para quem quer mudar a aparência, que se transforma completamente com um simples corte. Sinal de transformação, autoestima e potencialização da real e original beleza da mulher.

Um bom corte pode valorizar o que há de mais lindo no rosto ou, até mesmo, esconder algumas imperfeições. Contudo, existem mulheres que ainda não se sentem confortáveis com a temível ação da tesoura…

Mas, pera aí: quem disse que a transformação precisa ser radical?!

Muitas vezes os detalhes fazem a diferença, como uma franja. Não mexe no comprimento total do cabelo e é linda, dá charme ao rosto e você ainda pode escolher entre as franjinhas e franjões.

O único cuidado que precisa ser tomado é o de avaliar qual modelo fica melhor no seu tipo de rosto. Afinal, não adianta querer ter o mesmo corte de franja da atriz da novela se o formato da face não favorece.

Para te ajudar nessa tarefa, elaboramos algumas dicas sobre franja para cada tipo de rosto.

Qual o seu tipo de rosto?

Antes de escolher um tipo de franja é preciso avaliar o formato do rosto. É justamente essa análise que vai definir o melhor estilo de corte para te deixar deslumbrante.

Rosto Oval

É o rosto mais proporcional de todos, favorecendo o uso da maioria dos cortes de cabelo e acessórios.

As laterais da face vão afinando até chegarem ao queixo, com testa mais larga e têmporas não muito profundas. As linhas da maçã do rosto e do queixo são suaves e levemente arredondadas.

Quadrado

O rosto quadrado possui os ângulos mais retos e testa retangular. A largura do maxilar e da testa é semelhante e o contorno lateral do rosto forma uma linha reta.

Redondo

Esse tipo de rosto possui largura e altura proporcionais, ângulos pouco definidos e linhas do maxilar mais arredondadas.

Triangular

A principal característica desse rosto é a testa mais larga e o queixo estreito. Lembra um triângulo invertido, tendo a mandíbula mais pontuda, mas nem sempre pronunciada.

Alongado

O rosto alongado costuma ser mais comprido e estreito. É uma mistura entre características mais ovais, mandíbula arredondada e retangular, linha do queixo reta e definida.

Tipos de franja

Agora que você já sabe o formato do seu rosto, é só se ligar nas dicas dos estilos de franjas que combinam com cada um deles.

Franja reta

Aquela franja tradicional, cortada em linha reta acima das sobrancelhas. Esse tipo de corte requer dedicação, já que os fios crescem rápidos e precisam ser cortados com regularidade.

Esse modelo combina com rostos ovais e triangulares, porém deve ser evitado em pessoas com contornos faciais quadrados, redondos e também em fios cacheados, já que a expressão pode ser acentuada de forma negativa.

Franja reta super curta

Esse estilo é mais moderno, porém bastante arriscado, uma vez que, em caso de arrependimento, é mais difícil de manusear e prender.

A franja super curta tem o comprimento no meio da testa, então demora bem mais para crescer até as sobrancelhas. Por isso, é bom ter certeza antes de se decidir por esse visual despojado e marcante.

Ela combina com mulheres com formato de rosto oval e comprido e não é recomendada recomendado para pessoas que tenham a testa grande ou face com contornos mais arredondados.

Franja longa

O famoso “franjão” é indicado para quem tem cabelos mais longos, pelo menos na altura dos ombros. Essa opção é ideal para quem quer uma franja que possa prender se quiser, combinando super bem com cabelos lisos, cacheados e crespos.

Esse estilo de franja fica muito harmônico em rostos com formato oval ou quadrado.

 Franja lateral e desfiada

A franja é cortada na altura da sobrancelha ou um pouco mais abaixo e cai bem em cabelos longos ou curtos, na altura do pescoço. O modelo deve ser evitado, no entanto, em cabelos muito curtos, visto que as franjas laterais podem diminuir seu volume.

Esse estilo atende mulheres com rosto redondo ou quadrado.

Franja desconectada

Esse modelo costuma ter o mesmo comprimento da franja tradicional, mas os fios não têm o mesmo tamanho (mais curtos em uma lateral e longos em outra). A ideia é deixar o visual moderno e “bagunçado”.

Combina muito bem com rostos ovais e triangulares, já que torna as linhas mais proporcionais e deixa a aparência mais despojada.

Gostou das dicas? Conta pra mim: qual estilo de franja combina mais com o seu rosto?

Deixe um comentário