Umectação: o que é quais os benefícios e como fazer?

O cabelo é a moldura do rosto seja ele curto, comprido, forte, fraco, encaracolado, liso, preto, castanho, ruivo, loiro,… o importante é que tratemos bem a nossa madeixa.

Mas a realidade é que nem sempre a gente se lembra disso… processos químicos, sol, poeira e outros fatores agridem os fios, deixando-os ressecados, opacos, quebradiços,sem vida e com o frizz aumentado. Tem horas em que a gente nem percebe o quanto o coitadinho sofre!

É para salvar o dia que chega uma super-heroína chamada UMECTAÇÃO. Ela repõe os lipídios responsáveis pela oleosidade natural dos cabelos que são destruídos, pouco a pouco, pelos fatores que listamos ali em cima.

A umectação é um tratamento feito com óleos vegetais para hidratar e dar força às madeixas e repor a oleosidade natural dos fios ressecados. Esse procedimento deixa o cabelo sedoso devido ao alto poder dos óleos e, portanto, é boa opção para quem deseja controlar o frizz.

Essa técnica pode ser adotada por quem quiser devolver o brilho e a força aos fios, independentemente do tipo de cabelo.  

Cabelos cacheados e crespos, por exemplo, costumam ser um pouco mais ressecados que os outros, devido à dificuldade da oleosidade natural chegar até as pontas. Nesse caso a umectação é fundamental, pois faz com que os fios fiquem hidratados em todo comprimento (raiz as pontas).

Quem está na transição capilar também pode fazer uso desse procedimento. Mulheres que estão deixando de usar produtos para alisar cabelos, e assumindo lindos cachos, também podem usar a umectação como forma de restaurar a fibra e desfilar força e saúde capilar.

É importante ressaltar que a umectação, sozinha, não vai fazer milagre: é crucial manter uma rotina de cuidados periódicos para garantir a saúde capilar e a beleza dos fios.  A Mutari cosméticos tem um cronograma capilar MARAVILHOSO – Yogo Beauty, excelente para repor todas as vitaminas que o cabelo precisa, inclusive a nutrição.

Óleos para umectação capilar

Existem diversas opções de óleos para umectação capilar. Os óleos para umectação capilares da Mutari são:

Óleo Relax SOS Q10

• Óleo Capilar Caribbean Palm Tree

Óleo de Argan 

Óleo de Coco

Vamos para os diferenciais de cada um deles:
 

  • Óleo Relax SOS Q10 – para cabelos porosos, relaxados, alisados, com grau de emborrachamento. Pode ser usado pré e pós procedimentos químicos e como bloqueador de químicas. Proteção contra agressões externas, não pesa os fi os, pode ser usado como protetor e finalizador para processos térmicos. Possui alto poder de brilho.
     
  • Óleo Capilar Caribbean Palm Tree – para cabelos com alto grau de porosidade, densos, sem resistência. Possui alta proteção dos fi os, fortalece a fi bra, cria uma película protetora resistente

    sobre os fios. Alto brilho e proteção térmica.
     
  • Óleo de Argan – para cabelos muito secos e ressecados, promove selagem cuticular. Indicado para pré e pós escova. Brilho intenso e camada protetora sobre a fi bra. Confere proteção solar e térmica.
     
  • Óleo de coco: rico em vitamina K, vitamina E, ácidos graxos e ferro. O óleo de coco penetra profundamente na fibra capilar protegendo os fios e retendo sua umidade natural. Super indico o Óleo de Coco da Mutari, ele é puro, 100% natural, usado nos cabelos e na pele.

Umectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. Além de dar um brilho lindo ao cabelo, ele fica mais macio e definido. A umectação sela o fio do cabelo, mantendo-o hidratado por mais tempo.

Como fazer a umectação capilar?

Essa técnica pode ser feita com os cabelos secos, sujos ou limpos.

1 – Divida o cabelo em partes para facilitar que óleo penetre em todas as mechas.

2 – Aplique o óleo de sua preferência da raiz às pontas, massageando cada uma delas. A quantidade do produto é mínima, não precisa encharcar o cabelo.

3–Deixe agir de 1 a 2 horas. Durante esse período, é importante massagear o couro cabeludo a cada 20 minutos.

4 – Lave os cabelos com água fria ou morna. O shampoo deve ser aplicado 2 vezes para retirar bem o óleo do cabelo.

5 – Use máscara ou condicionador para fechar a cutícula.

6 – Enxágue bem. Use leave-in e deixe secar naturalmente ou se desejar escovar e piastrar.

A dica para manter os cabelos mais saudáveis é que essa técnica seja aplicada a cada 10 dias. Se o cabelo for cacheado ou afro, o ideal é fazer uma vez por semana, já que esse tipo de fio resseca com mais facilidade.

Gostou da nossa sugestão de umectação capilar? Entre em nosso blog e conheça outras novidades.


Quer adquirir os produtos mencionados no texto?

Acesse: www.lojamutari.com ou fale com o seu distribuidor Mutari. 😉 

Deixe um comentário