Ir para o conteúdo

#DicaMara: Dicas de como cuidar dos cabelos no inverno

A estação mais fria do ano chegou e com ela a atenção redobrada com a beleza.

por Mara

Dicas mara de como cuidar do couro cabeludo e dos cabelos em dias frios

Normalmente no inverno criamos alguns hábitos que podem danificar o cabelo. Meus cabelos ficam muito ressecados em dias frios, então pensei que algumas pessoas também pudessem sofrer com esse problema. Então eu trouxe hoje dicas de como cuidar dos cabelos no inverno e também evitar a caspa. Confira as principais dúvidas que as pessoas têm sobre este assunto e fique atento à saúde dos seus cabelos:

Como cuidar dos cabelos no inverno

Quantas vezes por semana se deve lavar o cabelo?

O ideal é lavar os fios a cada dois dias ou diariamente. Para quem tem cabelo oleoso o recomendado é lavar todos os dias, já quem tem os fios mais secos o indicado é lavar os cabelos ao menos duas vezes por semana.
 

Cabelo ressecados devem diminuir a quantidade de lavagem para evitar a queda dos cabelos?

Não. Quanto menos você lavar o cabelo mais ele vai cair. O indicado é lavar os fios e couro cabeludo regularmente para evitar problemas no couro e manter os fios fortes e saudáveis.
 

Por que os cabelos ficam mais oleosos no frio?

A oleosidade do cabelo tende a aumentar no inverno devido ao banho quente e ao uso de chapéu e bonés que propiciam o aumento da oleosidade do couro cabeludo. O recomendado é lavar os cabelos na água morna, mais para fresca.
 

O condicionador aumenta a oleosidade do cabelo?

Não. Segundo a engenheira química Sonia Corazza, em entrevista para um programa de televisão, todo o cabelo precisa de condicionamento. O condicionador tem uma função muito importante, uma vez que é ele quem fecha a cutícula, oferece sedosidade e penteabilidadade. Ou seja, todo mundo deve usar o shampoo e o condicionador em conjunto. O recomendado é optar por produtos específicos para o seu tipo de cabelo e aplicar apenas nos fios, e não no couro, além de enxaguar.

Uma recomendação muito importante para quem tem problemas com a caspa. Em um post do blog (Naturalmente sem caspa e sem queda de cabelos) a minha colega de trabalho, a técnica Joice Nara, já deu algumas dicas sobre esse problema. É aconselhável usar shampoos anticaspa, mas lembre-se: O shampoo anticaspa não deve ser usados mais de três vezes por semana e deve ser aplicado somente no couro cabeludo, no restante dos fios opte por um shampoo comum. 

 


#DicaMara para cuidar do cabelo no inverno e evitar o ressecamento dos fios

A estação mais fria do ano chegou e com ela devemos redobrar a atenção com a beleza, uma vez que no inverno a pele e os cabelos tendem a ficar mais frágeis. Isso acontece porque no dias mais frios há menor produção de glândulas sebáceas, assim os cabelos tendem a se ressecar com mais facilidade. Para cuidar dos cabelos no inverno a hidratação e alguns outros cuidados são essenciais para manter a beleza dos fios em épocas de baixa temperatura.

Fique atento as dicas abaixo e previna o seu cabelo do ressecamento:

A primeira coisa a se fazer é resistir àquela água quente do chuveiro que resseca tanto a pele quanto os cabelos. A água quente abre as cutículas dos cabelos tirando o brilho e a sedosidade. Mas se tomar banho quente está fora de cogitação, então as dicas são:

  • Evitar banhos demorados.
  • Se for muito difícil diminuir a temperatura da água, lave os cabelos separadamente, com água morna. Dica: Enrole-se na toalha e enxague os fios com o chuveirinho. Assim você não sentirá tanto frio.

Na hora de secar:

  • Na hora de secar os cabelos, prefira o vento frio do secador, pois o vento quente aumenta o ressecamento dos fios.
  • Utilize sempre um protetor térmico antes de secar os cabelos e quando a temperatura estiver quente mantenha uma distância de 15 à 20cm dos fios, assim você evita que os fios se queimem. Uma dica é o Protetor Finalizador 48h da Mutari. Ele diminui o tempo de secagem e possui proteção térmica e solar. O resultado são cabelos hidratados, flexíveis, sedosos e sem frizz.

    proveite e conheça também o Protetor Térmico Prolongador de Liso Royal Lyss da Mutari que  foi eleito o melhor termoprotetor conquistando o prêmio NOVA de Beleza 2013. 
     
  • Outra dica é colocar um pouquinho de Óleo de Argan na palma das mãos e aplicar no comprimento dos fios. Pode ser depois do banho ou com os cabelos secos. Isto combate o ressecamento e ajuda a diminuir o frizz dos cabelos, muito comum nesta época.
  • Tempo nublado não quer dizer que não precisa usar protetor solar. No inverno a radiação solar não diminui e os cabelos e a pele precisam de proteção.  O ideal é evitar gomas elásticas e além de usar protetor térmico você pode abusar de faixas e lenços, chapéis e boinas que, além de serem bastante elegantes, ajudam a compor um look bacana para o inverno.

Hidratação:

  • Mesmo nessa época do ano a hidratação continua sendo fundamental. Hidrate os fios ao menos de quinze e quinze dias, assim você ajuda a manter o brilho e a saúde dos seus cabelos.
  • As máscaras também são muito importantes para manter os cabelos hidratados no inverno, além de terem um forte poder de hidratação, as máscaras de tratamento oferecem brilho e sedosidade aos cabelos.

 A cor do cabelos está desbotando mais no inverno?

 Além de ressecar o cabelo a água quente faz desbotar a cor dos cabelos, por isso muita gente acredita que a cor e o brilho dos fios duram bem menos no inverno.

Espero que estas dicas ajudem você a manter os cabelos saudáveis e nem o inverno será capaz de impedir que seus cabelos e pele permaneçam sempre lindos e radiantes o ano todo! 

 

comments powered by Disqus
Topo