Como acontece o processo de envelhecimento?

Envelhecer é um processo natural, progressivo e que ocorre com todas as pessoas desde o dia do seu nascimento. Aos poucos, as células responsáveis pela formação dos tecidos e órgãos do corpo vão morrendo e não são substituídas por outras, como ocorre na juventude. A partir dos 25 anos o rosto já começa a dar alguns sinais de mudança. 

Com o passar do tempo a nossa aparência se modifica, começam a surgir sinais como linhas de expressão, rugas, perda do contorno facial, flacidez, perda do viço e o surgimento de algumas manchinhas gerando uma desarmonia facial.

Existem pessoas que aparentam ter menos idade do que realmente tem. A pele continua bonita, lisa e com poucos sinais de envelhecimento. Quando o contrário – um aspecto mais envelhecido – ocorre, ele pode estar ligado a diversos fatores. A exposição ao sol, por exemplo, causa danos que serão acumulados para o resto da vida, predispondo ao envelhecimento precoce e ao risco de câncer de pele.

Além disso, a má alimentação também altera o funcionamento e a beleza do corpo, e o consumo de álcool e o cigarro desidratam a pele, destruindo as fibras de colágeno e contribuindo para o envelhecimento.

O estresse em excesso atua negativamente no processo, aumentando os radicais livres, o que deixa a pele sem brilho e flácida.

Por fim, a queda hormonal após a menopausa também pode ajudar a envelhecer a aparência, já que altera os níveis de estrogênio no organismo, diminuindo a elasticidade e espessura da pele.

Fases do envelhecimento

Basta ver fotos mais antigas para percebermos mudanças na nossa fisionomia. Algumas para melhores, outras nem tanto. O importante é entender as fases do envelhecimento para atenuar seus efeitos na pele.

18 aos 25 anos: estabilidade hormonal que melhora o teor de hidratação, balanceando a produção e eliminação do sebo. Em muitas mulheres, por volta dos 25 anos, ocorre a diminuição do colágeno solúvel da derme.

25 a 30 anos: a pele inicia o processo de redução da produção de colágeno solúvel, que tem a capacidade de retenção de água.

30 a 35 anos: A pele apresenta sinais de carência de água, surgindo rugas e sulcos profundos. Diminui a produção de sebo e suor.

35 a 40 anos: O processo de formação de células torna-se mais lento, reduzindo a espessura da epiderme.

40 a 45 anos: Diminuição na espessura da hipoderme que, junto à carência das fibras de colágeno solúvel, ocasiona o aparecimento de rugas mais profundas evidenciando o bigode Chinês.

45 a 55 anos: Aumento do colágeno insolúvel, o que deixa a pele flácida, já que as fibras de elastina também não conseguem manter as tensões para o bom funcionamento da pele.

55 aos 60 anos: Nessa fase a desidratação da camada córnea é bem acentuada. Os sulcos e rugas ficam mais aprofundados e ganham cor acinzentada. A espessura dos lábios torna-se metade do que era aos 30 anos.

Depois dos 60 anos: Redução da circulação sanguínea na derme, devido à presença de colesterol no interior dos vasos. Perda de densidade e ressecamento da pele.

Sabemos que o processo de envelhecimento, mesmo sendo esperado, é esteticamente difícil para muitas pessoas. A boa notícia é que contamos com soluções que retardam os sinais da idade e contribuem para a melhora da autoestima.

Dermocosméticos: a solução que retarda o envelhecimento

Os dermocosméticos são excelentes recursos que atuam nas camadas mais profundas da pele, cumprindo, em cada produto, uma função específica. O nosso Sérum Firmador Contorno para os Olhos, por exemplo, possui ácido hialurônico, indicado para suavizar os sinais da idade.

Esse produto é ideal para a área dos olhos e lábios, proporcionando o preenchimento de linhas de expressão e rugas, diminuição de olheiras, bolsas e inchaço, além de promover aumento do volume labial.

Já o Lifiting Facial Sérum Antirrugas, rico em vitamina C, possui uma potente ação renovadora e hidratante que ilumina e uniformiza o tom de pele. Com uma tecnologia inovadora possui o Gatuline Expression que reduz linhas de expressão e rugas, conferindo firmeza ao local e promovendo um efeito Botox Like. 

Envelhecer é um privilégio e uma oportunidade de experimentar muitas coisas.  Mas podemos passar por esse processo de uma forma mais suave, com qualidade de vida e saúde.

Contudo, se precisar de uma ajudinha para combater as rugas, já sabe: pode sempre contar com a gente!

Deixe um comentário