15 mitos e verdades sobre cuidados com os cabelos

Mitos e Verdades sobre o cabelo

Diariamente nos deparamos com questionamentos que nos causam muita indecisão. Cortar as pontas do cabelo faz ele crescer mais rápido? Dormir com o cabelo molhado faz mal? O que é mito e o que é verdade sobre os cabelos? Separamos uma lista de dúvidas para esclarecer para você o que é mito e o que é verdade quando o assunto são os nossos cabelos.

Mitos e verdades sobre Cuidados os cabelos

 

1.  Água fria dá mais brilho aos cabelos.

Verdade. A água fria confere mais brilho aos cabelos porque ela fecha as cutículas. Se o clima estiver frio (confira dicas para cuidar dos cabelos no inverno) opte por uma água morna ou faça o último enxágue com a água mais fria. 

 
2. É necessário passar o shampoo duas vezes.

Verdade. A primeira lavagem do shampoo é voltada para o couro cabeludo e a segunda para o comprimento e pontas dos cabelos.

 
3.  Faz mal lavar os cabelos todos os dias.

Mito. É saudável e higiênico lavar os cabelos diariamente, principalmente para quem tem cabelos oleosos. Para quem tem os fios mais secos o recomendado é lavar ao menos três vezes na semana.

 
4. Adicionar vitamina ou anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer.

Mito. De acordo com os especialistas esses métodos não fazem o cabelo crescer, inclusive eles podem até danificar os cabelos, pois esses produtos eles alteram a composição química do produto, podendo desestabilizar a fórmula. 

 

 
5. Deve-se usar shampoo e condicionador da mesma marca.

Verdade. Sendo o shampoo e o condicionador da mesma marca e linha os princípios ativos terão o mesmo efeito. 

6. Dar uma última chuveirada fria no cabelo ajuda a dar brilho?

Verdade. Funciona porque a água fria ajuda a fechar as cutículas do fio, oferecendo um brilho diferenciado. A temperatura ideal para lavar o cabelo é a fria.

 

7. Dormir com os cabelos molhados faz mal.

Verdade. Dormir com os cabelos molhados, deixa os cabelos opacos e sem vida. Além de propiciar um ambiente quente e úmido no couro cabeludo favorável para o aumento de fungos e bactérias, resultando em aumento da oleosidade, formação de caspa e até mesmo queda de cabelo. 

 
8. Existe influência das luas no corte de cabelo.

Nem mito e nem verdade. Cortar os cabelos na lua cheia faz encher os cabelos? Será que cortar na lua crescente faz o cabelo crescer mais rápido? Minguante, faz o cabelo ralear? Não existem estudos que comprovem a veracidade da influência das fases da lua nos cabelos.  Mas tem muita gente que não abre mão de dar uma conferida no calendário para saber se a fase da lua está propíca para um bom corte!

9. Cortar as pontas frequentemente faz o cabelo crescer mais rápido.

Mito. Como esclarecido acima, o crescimento do cabelo tem a ver com a genética. Os fios nascem da raiz, ou seja, cortar as pontas não faz o cabelo crescer mais rápido. O que acontece é que quando você fica muito tempo sem cortar os cabelos os fios tendem a ficar quebradiço e secos e o corte oferece saúde aos cabelos. Para os cabelos crescerem mais rápido é essencial que você cuide do couro cabeludo e da alimentação.

10. Uma boa alimentação dá mais brilho e saúde para os fios.

Verdade. Produtos adequados e alimentos balanceados ajudam a garantir a saúde dos cabelos. 

Se a alimentação não for saudável podemos ter problemas com cabelos, pele e muitas outras partes do corpo. Uma alimentação saudável, conciliada ao uso de bons produtos, é uma garantia de cabelos lindos.

 

11. Chapéu e boné dão caspa.

Verdade. Os usos constantes desses acessórios favorecem na produção de oleosidade e caspa, pois eles propiciam um ambiente abafado e cortam a entrada do sol no cabelo.

 

12. Raspar o cabelo faz o fio engrossar.

Mito. A lâmina não altera a estrutura e a composição do cabelo. Os métodos que os puxam pela raiz, como as ceras depilatórias, podem até afiná-los ou provocar falhas na região, quando repetidos muitas vezes. Mas, basta usar uma ou duas vezes uma técnica de depilação superficial, que corte o fio rente à pele, como as lâminas, para que ele volte ao normal.

 

 
13. Puxar o fio branco evita que outros cresçam no lugar.

Mito! A causa dos cabelos brancos é natural, não há como evitar. O surgimento dos fios brancos significa que os fios estão envelhecidos e isso significa uma diminuição de produção de melanina, ou seja, arrancar os fios brancos não evita com que outras nasçam.

14- Escovas de cerdas naturais dão mais brilho ao cabelo? 

Verdade. As escovas com cerdas naturais, além de fazer um polimento mais fiel da fibra, distribuem melhor a oleosidade natural dos cabelos, que a gente tem mais acentuada no couro cabeludo, resultando em um brilho ainda maior que as escovas de cerdas sintéticas.

Uma #DicaMara de como escová-los é  passar a escova de cima para baixo, ou seja, do couro cabeludo para as pontas do cabelo.

15. Hidratação com leite, azeite, mel e outros ingredientes em sua forma natural são mais eficazes para os cabelos.

Mito! Todos esses ingredientes naturais possuem lipídios e, portanto, propriedades hidratantes. Entretanto, utilizá-los em sua forma natural não é recomendado nos cabelos ou no couro cabeludo. Na maioria das vezes, como não foram adaptados para ser absorvidos pelas células capilares, alguns ingredientes naturais fazem um efeito passageiro e superficial. Também podem deixar demasiados resíduos, um cheiro ruim e excesso de oleosidade, especialmente se aplicados à raiz. O ideal é sempre buscar produtos de cuidado capilar desenvolvidos por cientistas e doutores, que possuem ingredientes naturais e proporcionam melhor hidratação e saúde para os fios também nas células, já que suas fórmulas são desenhadas para uso capilar cuja absorção pelo cabelo seja completa.


Restou alguma dúvida?

Você tem algum mito que é tido como verdade, ou uma verdade que é tida como mito?  Conta pra gente nos comentários!

Beijos da Mara!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Deixe um comentário