Mitos e verdades sobre a pele oleosa

A vida de quem tem a pele oleosa não é fácil: rosto “brilhante”, cravos e espinhas aparentes, cabelo grudado na testa… será que tem algum jeito de fugir de tudo isso?

A boa notícia é que tem, sim. 🙂

A pele da população brasileira tem na maioria das vezes uma produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas, poros dilatados, pontos de oleosidade na zona T e pele espessa. No entanto, sempre tem alguém com uma receitinha caseira ou dicas para solucionar o problema.

Mas será que tudo o que se fala sobre a pele oleosa faz sentido? O tratamento da oleosidade excessiva requer cuidados, orientação médica, utilização de produtos corretos e, principalmente, a quebra de alguns mitos.

Nesse texto vamos passar pelos principais “ditos” sobre a oleosidade e desvendar, de uma vez por todas, os segredos para uma pele incrível.

Lavar o rosto várias vezes ao dia reduz a oleosidade?

Isso é mito.

A oleosidade é como uma película que protege a pele. Quanto mais lavamos o rosto, mais ele fica ressecado por tirar essa proteção natural. Assim, o órgão entende que é necessário produzir mais sebo, deixando a pele ainda mais oleosa, ocasionando assim o conhecido efeito “Rebot”.

O recomendado é fazer a limpeza duas vezes ao dia com sabonete apropriado. Outra questão a ser observada é a temperatura da água: se ela estiver quente, vai incentivar a produção de mais sebo. Por isso, o ideal é a água Fria.

A pele do rosto e do corpo são igualmente oleosas?

Mito.

Quem possui a pele do rosto oleosa não terá, necessariamente, esse mesmo aspecto no corpo. Acontece que a área da face possui a maior concentração de glândulas sebáceas.

O calor aumenta a oleosidade da pele?

Verdade.

O calor estimula as glândulas sebáceas, aumentando, assim, a oleosidade da pele. Repare que, no verão, o rosto fica mais brilhoso do que em épocas mais frias.

Maquiagem e pele oleosa não combinam?

Mito.

Com a inovação dos cosméticos, as maquiagens passam a conter substâncias que tratam as peles oleosas. Nesses casos, é possível usá-las sem medo. O pó compacto e o primer são produtos ótimos para controlar o brilho causado pelo excesso de oleosidade.

A oleosidade aumenta com o protetor solar?

Mito.

O protetor solar é item obrigatório em qualquer ocasião, principalmente no verão. Peles oleosas necessitam cuidados especiais; por isso, faça a escolha certa, apostando  nas versões oil free.

Não se esqueça de higienizar o rosto antes de dormir para remover todo o excesso do filtro solar.

A alimentação pode contribuir para o excesso de oleosidade na pele?

Verdade.

A alimentação também pode influenciar no aumento da oleosidade da pele. Alguns alimentos, como os ricos em proteínas do leite, podem estimular a produção de gordura pelas glândulas sebáceas, predispondo o rosto ao aparecimento de acnes e espinhas.

Além disso, outros produtos de alto índice glicêmico, como os carboidratos refinados, também podem agravar o quadro.

Pele oleosa dispensa hidratação?

Mito.

Muita gente pensa que, só porque a pele está em plena produção de sebo, ela não precisa ser hidratada. Muito pelo contrário! O óleo excessivo não é sinônimo de hidratação, mas de funcionamento acelerado das glândulas sebáceas.

A utilização de produtos adequados deixa a pele lisa, macia e com textura uniforme. Além disso, a hidratação controla a oleosidade, disfarça os poros aparentes e permite que a derme fique com aspecto mais seco.

A recomendação é utilizar hidratantes à base de água e  com composição inteligente, fazendo com que se adaptem a todos os tipos de pele, inclusive as oleosas.

Para dar à pele a textura que você sempre sonhou, temos algumas dicas para tratar e melhorar o excesso de oleosidade na pele. A primeira delas é a utilização do Hidrorregulador de PH com Prata Coloidal Mutari. Trata-se de uma loção tônica, enriquecida com água de coco e prata coloidal, que equilibra o pH da pele. Seus ativos promovem não apenas a tonificação e hidratação, mas, também, ação antimicrobiana, anti-inflamatória e antifúngica.

A sua utilização é muito simples: basta borrifar sobre a pele e deixar secar naturalmente, sem necessidade de enxágue. Olha os benefícios que esse produtinho traz:

  • Causa suavidade e toque aveludado;
  • Ajuda a minimizar o surgimento de doenças na pele, como acne, micose, erupções solares, lesões cutâneas e dermatites;
  • Normaliza o pH da pele;
  • Tem ação refrescante;
  • Possui propriedades hidratantes, remineralizantes e potencializadoras.

Já o Lifiting Facial Sérum Antirrugas, possui base inteligente e se adapta a todos os tipos de pele, inclusive a oleosa, rico em vitamina C, promove a hidratação multifuncional prolongada e age como escudo antipoluição – sendo, então, nossa segunda dica de beleza. Sua ação antioxidante e anti-inflamatória estimula a produção de colágeno, regenera e protege o DNA celular, trazendo vivacidade ao rosto.

A pele oleosa pode ser um incômodo. Por isso, antes de utilizar soluções caseiras, pesquise a respeito e converse com seu dermatologista. Os mitos sobre o assunto, além de não resolverem o problema, podem trazer complicação para a saúde e tirar o foco do que realmente importa: o tratamento correto e com resultados.

Para isso, você pode sempre contar com os dermocosméticos da Mutari Pro Skin.

Deixe um comentário