Tendências para o mercado de cosméticos nacional

Mesmo com a queda de alguns setores da economia, o mercado da beleza deu a volta por cima e superou a crise, mostrando ser um segmento com futuro muito favorável. Isso porque, cada vez mais, as pessoas têm se preocupado com a aparência, saúde e bem estar. 

O cuidado com corpo e cabelo vem aumentando de forma considerável entre homens e mulheres. Segundo pesquisa de 2017 feita pelo SPC Brasil (Serviço Nacional ao Crédito) e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 7 em cada 10 brasileiros consideram gastos com artigos de beleza uma necessidade e não um luxo.

Mais que garantir uma boa imagem aos brasileiros, o uso de cosméticos está ligado ao aumento da autoestima. As pessoas querem se sentir bonitas, com penteado da moda, produtos que preservam a cor do cabelo ou aquela loção que hidrata e equilibra o pH da pele.

A indústria da beleza tem se reinventado para atender a um público cada vez mais exigente e diferenciado. Hoje em dia não há como oferecer um produto que atenda a todos os clientes da mesma forma. Por exemplo: antigamente, os shampoos para cabelos secos tratavam os fios lisos e também os crespos.

Com as crescentes inovações, muitas empresas passam a oferecer produtos que atendam a essas diferenças e respeitem o perfil de cada grupo de consumidores.

O que o mercado da beleza irá oferecer nos próximos anos?

As mudanças que ocorrem à nossa volta têm alterado a percepção dos consumidores em relação a tudo o que é exposto nos catálogos de venda, nos salões e na internet. Mais que uma marca famosa, o cliente busca por opções que tragam benefícios não só para o corpo como, se possível, também para o meio ambiente.

A procura por produtos com ativos mais naturais, e que não sejam testados em animais, vem ganhando força no mercado.

Com base nesse cenário é possível perceber algumas tendências para os próximos anos – que, aliadas à tecnologia, vão oferecer produtos cada vez mais inovadores.

Veja o que profissionais da beleza, dos cabeleireiros aos esteticistas, passando pelos distribuidores, podem esperar no mundo dos cosméticos nos próximos anos:

Beleza com sustentabilidade

Muitas indústrias já se preocupam com a redução de geração de resíduos e o melhor uso dos recursos naturais. Desse modo, a beleza vem tomando outros rumos com a utilização de produtos mais naturais, além do reaproveitamento de embalagens.

Outro aspecto sustentável é a utilização de um mesmo produto para duas ou mais funcionalidades.

Essa é a proposta da linha Coconut da Mutari, 100% inspirada no óleo de coco orgânico, que traz o conceito Hair & Body. Ou seja, os produtos Água de Coco e Óleo de Coco podem ser usados no cabelo e na pele, proporcionando nutrição intensiva com sustentabilidade.

Produtos orgânicos e naturais

Consumidores estão buscando o consumo de produtos saudáveis e naturais, não somente na alimentação, mas em outros segmentos. A tendência é optar por cosméticos com mais componentes orgânicos e menos compostos sintéticos que podem ser agressivos à saúde.

Mais uma vez a Mutari sai na frente e coloca no mercado produtos 100% veganos, exclusivos para cabelos loiros. Assim como na alimentação, a linha Blond Vegan exclui totalmente qualquer tipo de substância animal de sua composição. As matérias primas utilizadas nessa produção são todas de origem vegetal, como proteína de quinoa e óleo de açaí, próprias para tratamentos dos fios claros.

Linha Masculina

O mercado de cosméticos aponta que produtos para o público masculino continuarão sendo forte tendência para os próximos anos. Esse consumidor, antes tímido, tem se tornado cada vez mais presente e antenado às inovações da cosmetologia.

O que era considerado tabu, antigamente, hoje é visto e entendido como cuidados que influenciam na pele, no cabelo e também na autoestima do homem moderno. Pelo fato de que o homem tem uma fisiologia diferente da mulher, os produtos para eles precisam ser diferenciados.

O produto 4Men Barber é um 3 em 1 que limpa, tonifica e purifica o couro cabeludo, barba e bigode, oferecendo benefícios reais e multifuncionais. Elaborado com extrato de malte e raiz forte, revigora, fortalece e aumenta a resistência dos fios.

O que vemos, então, é que a indústria da beleza não vai parar de crescer. E você, espera mais tendências do mercado de cosméticos para os próximos anos? Conte para a gente!

Deixe um comentário