De quais cuidados os fios precisam antes e depois da descoloração?

Ter fios loiros é chique, lindo e sempre uma boa ideia, mas não é tão simples conseguir o resultado que se deseja… Tem gente que pensa que, para ter essa cor, basta usar descolorante e tinta que, pronto, a mágica acontece.

Na vida real, a situação funciona de outra maneira. Um cabelo claro, para ser bonito, precisa, em primeiro lugar, ser bem cuidado. Dificilmente os fios descoloridos ficam saudáveis sem passar por um tratamento antes e depois da química. Isso porque essa técnica tira toda a pigmentação da madeixa, deixando-a frágil, ressecada e com fios enfraquecidos devido à perda de nutrientes.

Por maior que seja a atenção dada às madeixas, é sempre preciso mais um pouquinho. O cabelo loiro necessita de cuidados especiais para evitar manchas, mudança de cor e perdas indesejáveis de tonalidade, vivacidade ou maciez.

Tudo começa pela análise do cabelo

Muitas mulheres descolorem seus cabelos em casa, usando apenas a famosa água oxigenada. Se, por um lado, economizam no tratamento de salão de beleza, por outro perdem em qualidade.

Devido à falta de conhecimento e experiência com descoloração e aplicação de mechas, muita gente acaba errando a mão. Aí, os cabelos não ficam com uma boa aparência, além de, é claro, terminarem danificados, comprometendo toda a estrutura capilar.

O ato de descolorir mechas ou o cabelo todo não é uma tarefa simples e – atenção para o choque de realidade – pode destruir seu cabelo. Por isso, quando a descoloração for sua vontade, é preciso buscar um bom profissional para a tarefa. Desses que levam em conta a saúde dos fios antes da aplicação da química. O cabeleireiro ou cabeleireira vai testar a elasticidade, resistência e verificar a porosidade dos fios antes de começar a tirar sua cor.

Em alguns casos pode até ser aconselhado a fazer um tratamento antes do procedimento, tipo hidratação ou cauterização, conforme a necessidade do cabelo.

Como manter os fios saudáveis após a descoloração?

Quando saímos do salão, os fios com mechas ou totalmente pintados de louro estão lindos, brilhantes e cheios de vida. Contudo, o desespero pode começar na primeira lavagem em casa, já que cabelos descoloridos tendem a ficar ressecados e frágeis.

Por isso é importante seguir algumas recomendações do profissional cabeleireiro, com o objetivo de manter a saúde e a cor dos fios.

Para conservar o tom aplicado nas madeixas, evite excesso de exposição ao sol, sal e cloro. Esses agentes ajudam a mudar a cor, deixando o cabelo com o visual esverdeado ou amarelado.

O próximo passo é tratar as madeixas com produtos específicos para fios descoloridos. Pode parecer bobagem, mas usar qualquer xampu ou creme não faz bem aos cabelos loiros – o que pode se tornar um dos motivos para que eles fiquem espigados, ressecados e opacos.

Quer acertar em cheio no tratamento do seu loiro ou das mechas? Temos uma dica que, também, é uma solução para fios descoloridos: a linha SOS Louros da Mutari. 

Elaborada com geleia real, camomila, cratina e peptídios da soja, essa linha foi desenvolvida para propiciar uma nutrição restauradora aos fios e promover tratamento ionizado fora do salão de beleza. Ou seja, é uma série de produtos voltada para o dia a dia.

Esse cuidado funciona em três etapas.

Primeira: você vai lavar as madeixas com o Shampoo Iluminador. Seus ativos limpam sem agredir os fios, deixando os cabelos brilhantes, além de realçar a luminosidade da cor.

Segunda: aplique a Máscara SOS Louros sobre os fios úmidos, mecha a mecha. Espere de 3 a 5 minutos e enxague. Esse produto deixa os cabelos mais fortes ao devolvê-los a resistência, a elasticidade e o brilho, deixando-os preparados para processos químicos futuros.

Terceira: terminamos com o Gloss Iluminador. Esse creme é um finalizador que disciplina e controla os fios, proporcionando cabelos sedosos, livres de frizz e com efeito iluminado.

E, se quiser escovar ou pranchar as madeixas, esse produto contém proteção solar e térmica que protege seus fios contra as agressões do calor.

Com essa linha fica bem mais fácil cuidar dos fios louros e prolongar o efeito “de salão” da cor perfeita. Pode abusar dos tons claros, luzes e das mechas, que a Mutari garante os melhores produtos para manter seus cabelos sempre bem lindões!

 

Deixe um comentário