Lavar ou não lavar o cabelo todos os dias?

Não é nenhum exagero afirmar que os cabelos bonitos, hidratados e macios são o sonho de toda mulher. Mas, infelizmente, conquistá-los nem sempre é tarefa simples. Além dos cosméticos necessários para o cuidado das madeixas, é fundamental adotar hábitos que contribuam para a saúde dos fios.

De modo geral, é preciso considerar que, para cada tipo de cabelo, um cuidado específico precisa ser adotado. Justamente por isso,o primeiro passo para a correta hidratação dos fios é entender qual é o seu tipo de cabelo.Perceber qual é sua necessidade principal é outro ponto muito importante.

Entre tantos mitos e verdades sobre os melhores cuidados com os fios, uma dúvida recorrente está relacionada à higienização. Afinal, lavar o cabelo todos os dias é prejudicial ou recomendado?

Entenda o seu tipo de cabelo

Identificar qual é o seu tipo de cabelo é o primeiro passo para entender a melhor forma de cuidar dele. Cabelos secos requerem cuidados diferentes dos cabelos oleosos. Cabelos crespos não devem receber os mesmos produtos indicados para cabelos lisos, e assim por diante.

Quando o assunto é a higienização dos fios, o ideal é que os cabelos mais secos ou ressecados não sejam lavados diariamente, uma vez que a produção do lipídio pelo couro cabeludo não se dá da noite para o dia. O nutriente é essencial para a hidratação dos cabelos secos. Sendo assim, o recomendável é que cabelos desse tipo sejam higienizados com o intervalo mínimo de um dia entre uma lavagem e outra.

Para cabelos com caspa e oleosos a recomendação é a mesma. Através da lavagem, as glândulas sebáceas são estimuladas e passam a produzir ainda mais sebo, podendo aumentar o excesso de oleosidade e as escamações causando assim o conhecido efeito rebote.

Pessoas que sofrem com a queda capilar também devem manter um intervalo entre uma lavagem e outra. Isso porque a lavagem diminui a produção de lipídios, enfraquecendo os fios e agravando o problema da queda. Lembrando que diminuir o número de lavagens não vai fazer o cabelo parar de cair, só vai ajudar a manter a hidratação natural do couro cabeludo evitando assim que a queda se agrave. O Ideal é procurar um dermatologista ou terapeuta capilar para tratar a queda dos fios.

Já para os cabelos muito oleosos a recomendação é justamente o contrário. Para evitar o acúmulo de oleosidade no couro cabeludo, e ao longo dos fios, a lavagem diária se torna fundamental. A oleosidade em excesso também provoca a queda de cabelo, assim como o suor. Pessoas que praticam atividades físicas todos os dias e transpiram bastante também precisam lavar os fios diariamente para evitar problemas mais sérios no couro cabeludo.

Vale lembrar que o fato de lavar os cabelos ou não todos os dias não causa sérios danos, mas o fato de lavar com água quente e prender os cabelos molhados podem ocasionar na quebra dos fios e doenças no couro cabeludo, então fica o alerta.

Aposte no cronograma capilar

Temperatura da água do chuveiro, frequência de lavagem e utilização de cosméticos específicos para a sua necessidade são alguns dos cuidados que devem ser considerados quando o assunto é a recuperação dos fios, mas não os únicos.

Outra dica muito valiosa para garantir força e beleza aos cabelos é a prática do cronograma capilar, uma rotina de cuidados que envolve a nutrição, hidratação e reconstrução dos fios.

Qualquer tipo de cabelo pode e deve ser submetido ao cronograma capilar, que tem como principal objetivo reparar os danos externos causados todos os dias às madeixas.

Para dar início ao cronograma é preciso identificar a real necessidade dos seus fios. A hidratação é aconselhada para repor a água e os nutrientes perdidos todos os dias, ajudando a manter o cabelo mais saudável evitando o ressecamento.

A nutrição, por sua vez, é indicada para cabelos secos, ressecados em especial para cabelos cacheados e crespos, que possuem maior tendência ao ressecamento. O objetivo principal da nutrição é a reposição de lipídios, que, por sua vez, contribuem para criar uma camada de proteção, deixando os cabelos mais fortes e resistentes.

A reposição de massa é indicada para cabelos que passaram por processos químicos e térmicos e necessitam de mais resistência. Promove restauração da fibra de dentro para fora fortalecendo os fios e evitando a quebra.

Já a reparação cuticular além de selar a cutícula dos fios doa resistência, brilho e maciez aos cabelos. É uma etapa do cronograma indicada para redução do frizz e alinhamento.  

Vale lembrar que a frequência com que cada procedimento deve ser adotado vai variar de acordo com a necessidade do cabelo. A qualidade do produto utilizado no cronograma também faz toda a diferença é por isso que  você precisa escolher bem o tratamento a ser utilizado nos cuidados periódicos dos seus fios.

A nossa dica é a linha YogoBeauty, um kit que irá permitir que você monte um cronograma capilar completo em sua casa, com ativos super importantes nessa reestruturação, promove ótimos resultados além da fragrância de toda a linha que é maravilhosa.

Manter os cabelos saudáveis e cheios de brilho pode ser mais fácil do que você imagina. Invista nos cuidados diários, tão importantes para o fortalecimento dos fios, e deixe o resto com a gente. Os melhores produtos para o seu cabelo nós garantimos a você!

 

Deixe um comentário