Mitos e verdades sobre os malefícios da água quente nos cabelos

Você está visualizando atualmente Mitos e verdades sobre os malefícios da água quente nos cabelos

É difícil saber o que é mito ou verdade quanto aos cuidados com os cabelos. A maioria das receitinhas caseiras que conhecemos, por exemplo, são repassadas há gerações. O modo como lavamos, secamos e cuidamos das madeixas provavelmente é o mesmo usado pelas pessoas da nossa família.

Sem nos dar conta, alguns hábitos são aprendidos e colocados em prática antes mesmo de entendermos para que aquele método serve. Por exemplo, um erro que muitas pessoas cometem, especialmente em dias mais frios, é deixar de lavar os fios com frequência.

Acredite, esse é um erro, já que os fios com excesso de sujidade, oleosidade e impurezas do ambiente contribuem para a queda, caspa, seborreia entre outras disfunções.

O ideal é periodizar de acordo com o seu tipo de cabelo: se eles forem muito oleosos, o recomendado é lavar todos os dias ou 1 dia sim, outro não, conforme a necessidade de cada tipo de cabelo. Já se forem secos (ausência de oleosidade), é interessante fazer a higienização cerca de três vezes por semana.

Outro assunto sempre em pauta, independentemente de quanto tempo passe, é a ideia de que a água quente é prejudicial para os cabelos. Será verdade mesmo? Para quem ainda tem dúvidas, vamos resolver, de uma vez por todas, essa questão.

Mas, afinal, qual é o problema da água quente?

Infelizmente, ceder à tentação de deixar a água em uma temperatura elevada em dias mais frios é bastante prejudicial para os fios. O que acontece é que a água quente estimula o aumento das glândulas sebáceas, ativando a oleosidade do couro cabeludo excessivamente. E o pior: o resultado dessa prática é a intensificação da queda dos cabelos e o ressecamento intenso dos fios.

A saída é optar pela água morna, mesmo em dias frios. O sacrifício vale super a pena. Afinal, a água quente também abre as cutículas, quebrando os fios, tirando o brilho e levando embora a sedosidade.

Banho de água fria… no inverno?

Não necessariamente. Como dissemos ali em cima, quando a água não puder ser fria, a morna dá conta do recado.

Nós sabemos que, no inverno, o banho quente nos abraça, sendo quase impossível fugir dele – quanto mais trocá-lo por um de sensação térmica congelante! Então, antes de se desesperar, veja algumas dicas que podem atenuar os estragos causados pela alta temperatura dos chuveiros:

Lavar os cabelos na água fria

Em dias mais quentes, a dica é lavar os cabelos durante o dia com água fria, evitando água quente, no máximo água morna mais para fria.

Assim, os danos são bem menores do que passar pelo banho inteiro debaixo do vaporzinho, inclusive para a pele.

Caprichar no secador

Por mais estranho que pareça, usar o secador é fundamental para cuidar da saúde do couro cabeludo nos dias mais frios. Claro, desde que você não se esqueça dos finalizadores com proteção térmica antes de usar o secador.

Secar bem os fios é outra dica importante de como cuidar dos cabelos no inverno. Durante esse período, fuja da tentação de dormir com as suas madeixas molhadas ou úmidas. Quando isso ocorre em temperaturas demasiadamente baixas, a evaporação é menor e o couro cabeludo fica encharcado por muito mais tempo, contribuindo com a proliferação de fungos.

Esse tipo de situação fragiliza os fios, deixa-os quebradiços e ainda favorece o surgimento de problemas indesejáveis, como a caspa, seborreia e etc.

Investir em uma hidratação intensa

Não apenas no inverno, hidratar os cabelos é o caminho de recuperação para quem acabou rendendo-se à água em altas temperaturas ao lavar os cabelos. Invista em produtos que tratam, nutrem, e protegem os fios das agressões sofridas pelo dia a dia, incluindo aquele vapor quente que você ainda não conseguiu abrir mão na hora do banho, não é mesmo?

A dica é a Máscara de Hidratação da linha 48h Everyday, que proporciona a restauração dos fios, sedosidade e o controle de frizz perdidos, auxilia na manutenção da cor. O efeito memória dessa linha mantém a proteção térmica e o efeito antiumidade por tempo estendido, mesmo em alta umidade.

Alimentar-se bem

Não basta investir em produtos de qualidade para os cabelos, é importante dedicar-se à uma alimentação saudável, rica em vitaminas e nutrientes que renovam e fortalecem os fios. Lembre-se de que a hidratação do corpo reflete também nos fios. Portanto, beba água!

Não se esqueça do protetor térmico e solar!

Sim, mesmo no inverno é preciso usar protetor solar, na pele e também nos fios, já que o sol não deixa de existir só porque o tempo está mais frio!

Além disso, é essencial contar com o protetor térmico, principalmente antes de submeter os cabelos com a escova e chapinha, já que o choque de temperatura.

O Protetor Finalizador 48h, da Mutari protege os fios dos danos da exposição ao calor (secador e chapinha) e atrito do sol  proporcionando o revestimento do fio com uma película protetora antiumidade, resultando em cabelos sedosos, sem frizz e hidratados.

Lembre-se das dicas e aproveite o período da quarentena para visitar o site da Mutari e conhecer mais sobre todos os demais benefícios e indicações do nosso protetor térmico e solar.

Deixe um comentário