Por que sal no cabelo não é a melhor ideia do mundo?

Você está visualizando atualmente Por que sal no cabelo não é a melhor ideia do mundo?

O verão é uma das estações mais esperada pelos brasileiros: muito sol, calor, piscina e animação. E, para quem curte as altas temperaturas com sombra e água (de coco) fresca, nada melhor que uma boa praia para relaxar.

Acontece que, durante o verão, as mulheres querem corpos bronzeados e fios mais dourados, ficando horas expostas ao sol e se refrescando no mar. No entanto, essa combinação pode ser uma bomba para os cabelos, deixando-os secos e danificados.

É claro que não queremos desanimar ninguém de passar as férias na praia. Ao contrário! Nosso país tem uma extensão litorânea cheia de lugares incríveis para descansar e renovar as energias. Por isso, sabemos que um mergulho chega a ser irresistível.

Contudo, como amantes da beleza dos cabelos, não podemos fechar os olhos para os danos causados aos fios: o sol os desbota, dando a eles uma aparência mais amarelada, o vento embaraça, provocando a quebra, a areia resseca e o sal do mar ajuda a destruir ainda mais as madeixas.

Sim, o sal é tão prejudicial quanto os outros itens dessa lista.

Porque o sal é o vilão dos cabelos?

Se você vai à praia e deseja voltar para a casa com o mesmo cabelo de quando chegou, sentimos muito em trazer as más notícias: é possível que isso não aconteça.

A exposição excessiva à água do mar pode acarretar danos à estrutura dos fios e desidratação da fibra capilar. Isso ocorre porque a alta concentração de cloreto de sódio deixa os fios mais porosos, retirando toda a água do cabelo. O resultado são madeixas secas, quebradiças, opacas e difíceis de pentear.

Deixar de ir na praia seria a solução, mas quem é capaz de viver assim?! Ninguém. Nem a gente. Então, relaxa: com alguns cuidados, é possível combater os efeitos do sal e ainda aproveitar o verão sem nenhuma culpa.

Anote as nossas dicas.

Dicas para cabelos saudáveis no verão

Se a aposta para o verão é curtir uma bela praia, vá sem medo de ser feliz. Para não danificar (tanto) os cabelos, separamos dicas práticas para proteger as madeixas e evitar aquele aspecto queimado e ressecado.

  • Lavar o cabelo com água doce

Ao sair do mar, sempre retire o excesso de sal com água doce. Caso não tenha uma ducha perto, compre uma garrafinha de água mineral e jogue no cabelo.

  • Utilize shampoos e cremes específicos para o verão

Os produtos que você utiliza no seu dia a dia talvez não sejam apropriados para a praia (principalmente se você não mora na praia). O ideal é aliar algo que se identifique ao seu tipo de cabelo com produtos apropriados para uma temporada no litoral.

Linhas que contenham ativos mais nutritivos e reconstrutores, como óleo de coco e a queratina, podem ser uma boa pedida para as altas temperaturas.

  • Não se esqueça do leave-in

Um bom leave-in auxilia na proteção dos fios, evitando o seu ressecamento. A nossa sugestão é o #Indispensável, da Mutari, que é um finalizador completo. Ele possui ativos que agem de forma intensiva na reparação da fibra capilar, promovendo proteção diária contra os efeitos danosos do calor, sol e poluição. 

Os resultados são fios alinhados, macios e brilhantes por muito mais tempo.

  • Proteja os cabelos

A água do mar vai potencializar os efeitos destrutivos do sol, suor, areia e vento. Portanto, proteja ao máximo seus fios. Abuse dos chapéus, bonés e lenços, mas não se esqueça do filtro solar capilar. Ele não só ajuda na proteção dos raios UVA como, também, minimiza os efeitos da água salgada.

  • Esqueça o secador e outras ferramentas de calor

Na praia, lembre-se: seu cabelo já está sofrendo impactos de outros agentes externos e o uso do secador e chapinha pode agredir ainda mais os fios. Aproveite para deixar as madeixas secarem ao natural.

Após a temporada na praia, quando for a hora de retomar as atividades rotineiras, não se esqueça de fazer um bom tratamento no salão para melhorar a hidratação dos fios.

Se você precisar de alguma orientação sobre como proteger os cabelos na praia, visite nosso site ou entre em contato com a gente. Teremos o maior prazer em te ajudar!

Deixe um comentário