Dicas para encontrar a distribuição perfeita

Enquanto muita gente no mundo foge exaustivamente da área de vendas, outras têm certeza absoluta de que nasceram para vender. São, geralmente, aquelas que conseguem fechar vendas de maneira tão natural quanto respirar e que não se entristecem (muito) com as vendas não fechadas. Elas sabem que, para cada “não”, também existe um “sim” – e não se cansam de procurá-lo.

Contudo, nem sempre é fácil aos vendedores natos encontrar um direcionamento em representação comercial que compense o investimento, já que alguns mercados estão saturados de vendedores, ou que faça sentido para que a pessoa tenha satisfação pessoal com o trabalho que exerce.

Afinal, se alguém vai andar o dia inteiro à procura de novos clientes, ela deve, no mínimo, acreditar na empresa que representa, nos produtos que vende e, com sorte, sentir que tudo isso faz muita diferença na vida de quem compra.

Entendendo a distribuição comercial

Em tempos de crise é bem comum que muita gente tente se recolocar no mercado através do segmento comercial. Isso é muito bom – e, realmente, esse tipo de trabalho gera muita oportunidade de renda –, mas é preciso entender que entrar para o segmento comercial não quer dizer “ganhar dinheiro fácil”.

É muita ralação e esforço e todos os ganhos, pessoais e financeiros, que vem desse tipo de atividade são creditados unicamente no trabalho duro e dedicado de cada vendedor.

Como o distribuidor vai para as ruas captar clientes em nome de uma empresa, mas não tem vínculo empregatício com a mesma, depende de cada profissional qual será seu “salário” ao final do mês. Por isso, é importante escolher uma empresa que realmente vai dar retorno em vendas, já que os representantes se tornam os donos do negócio.

Se a empresa escolhida para ser representada não tiver um bom mercado de compras, não for ética ou não praticar um preço justo, o distribuidor vai sentir o peso disso tudo.

Para não errar a mão na escolha de qual marca você quer distribuir a partir de agora, veja as dicas abaixo:

  1. Trace seus objetivos de vida

A primeira coisa que você deve levar em consideração ao escolher uma empresa para representar é seu sonho de vida ou de carreira. Assim, fica mais fácil entender se as empresas que te interessam vão realmente te ajudar a seguir pelo caminho do sucesso.

Se você quer ganhar dinheiro vendendo bons produtos, que realmente mudem a vida das pessoas, não adianta escolher uma empresa que não tem uma boa colocação no mercado. Afinal, produtos ruins não vão fidelizar os clientes.

Com seus objetivos traçados você também vai poder ver se a empresa caminha junto com as vontades dos representantes. Uma empresa que trata mal seu time de vendedores dificilmente vai te ajudar a realizar seus sonhos.

  1. Conheça a história da empresa que quer representar

É possível que alguns potenciais clientes da sua representação não façam a menor ideia do que você está falando – e é por isso que conhecer a história da empresa que você quer representar é um dos pontos principais de escolha dessa marca.

Ela está no mercado há muito tempo? Como ela nasceu? Quais são seus principais produtos? Os donos se preocupam com os problemas dos clientes? A empresa trabalha, realmente, para resolver esses problemas? Quais são seus objetivos de futuro? E por aí vai.

Se a história da empresa que você representa for uma boa história, você pode conquistar o cliente antes mesmo de começar a apresentar os produtos.

  1. Conheça bem os produtos

Só vai vender bem quem conhecer aquilo que está vendendo.

Dito isso, é importante gostar daquilo que se vende para transmitir com clareza os benefícios do produto ou serviço.

Por exemplo: se você odeia cigarros e acha que isso é o pior produto do mundo, com certeza terá sérios problemas se escolher representar uma marca de tabaco… já se você adorar cosméticos, acreditar no poder da autoestima e quiser fazer a diferença na vida do seu consumidor final como se isso fosse a coisa mais importante do seu universo, entender os compostos e a química por trás de uma linha cosmética vai ser fichinha.

Além dessas dicas, conhecer o público que se quer atender em uma distribuição e criar uma boa rede de contatos para conseguir mais potenciais clientes é essencial para o seu sucesso.

E a melhor notícia é que a Mutari trabalha com distribuidores que levam a empresa e suas linhas, todas desenvolvidas com carinho e cuidado por uma equipe competente, a salões e casas de todo o Brasil.

Se achar que o mundo dos cosméticos é a sua praia e quiser treinar seu talento para vendas com produtos de alto valor agregado e muito significado, fale com a gente.

 

Deixe um comentário