Cigarro, celular e outros hábitos que envelhecem a pele

Você está visualizando atualmente Cigarro, celular e outros hábitos que envelhecem a pele

A pele possui um sistema natural de envelhecimento. Com o avançar da idade, ocorre a perda gradual do colágeno e elastina, o que diminui a capacidade de renovação celular, causando flacidez.

Repare que, a partir dos 30 anos, aproximadamente, surgem as primeiras marcas de expressão, linhas finas e perda da luminosidade no rosto. A segunda fase do processo de envelhecimento é um período em que as rugas ficam mais profundas e a redução da firmeza começa a ficar visível. Já na última etapa, é possível verificar perda do contorno facial, flacidez e diminuição considerável de colágeno natural.

Por mais que a gente se cuide, o envelhecimento da pele vai chegar para todo mundo. Porém, existem certos hábitos que podem acelerar ainda mais esse processo. 

Veja quais são eles – e passe bem longe de cada um!

Cigarro

Alguém sabe dizer algum benefício do cigarro? Além de entupir artérias e ser responsável por vários tipos de câncer, o tabagismo deixa a pele sem viço e com a cor levemente acinzentada.

O que acontece é que a nicotina e todas as substâncias tóxicas presentes no cigarro aumentam a produção de radicais livres (moléculas que agridem a pele), ocasionando a perda do colágeno e o aparecimento de rugas e linhas de expressão próximas à boca. 

Fumar também prejudica a pele por causar manchas, irregularidades, opacidade, poros bastantes dilatados e cravos mais perceptíveis.

Luz digital

Não dá para negar que o ambiente digital mudou a nossa vida, principalmente na pandemia, em que procuramos distração e divertimento nas telas do celular e do computador.

No entanto, é preciso proteger a pele da luz digital, ou luz azul, que é emitida por lâmpadas e aparelhos eletrônicos. Muita gente pensa que o contato constante com smartphones e outros equipamentos afeta somente a visão. Mas o que nem todo mundo conhece são os malefícios dessa iluminação no nosso rosto.

O contato com a luz digital intensifica o melasma, proporcionando uma pigmentação mais difícil de tratar. Ela também estimula a produção de radicais livres que favorecem o envelhecimento precoce, destacando as rugas e as linhas de expressão.

Pouca hidratação

Se você tem o costume de beber pouca água, prepare-se, pois a conta vai chegar.  Assim como outros órgãos, a pele é composta por células que contém água em sua composição. Dessa forma, quando a hidratação não é feita, logo a pele irá sentir reflexos como ressecamento, sensação de aspereza e falta de elasticidade.

O envelhecimento precoce pode ser acelerado pela falta de ingestão de água. Esse hábito causa desidratação na pele, diminuindo sua sustentação, tornando-a flácida e sem brilho natural.

Banhos quentes

Banhos quentes podem ser uma delícia e proporcionam até um certo bem-estar, principalmente nos dias frios. No entanto, manter o chuveiro sempre no “modo sauna” é um risco para a pele, deixando-a bem desidratada.

Acontece que a água quente afeta o manto-hidrolipídico, que é responsável pela textura suave e macia da pele. Quando essa proteção é retirada, a pele pode sofrer com dermatites e ressecamento. O ideal é evitar os banhos quentes e preferir a água fria ou mais morninha sempre que possível.

Dispensar o protetor solar

Os raios solares podem ser amigos ou inimigos da pele – você escolhe. Do mesmo jeito que a exposição em horários seguros pode aumentar muito seus níveis de Vitamina D, a exposição em horários críticos sem protetor solar pode causar grande danos dermatológicos e estéticos, como fotoenvelhecimento, manchas, rugas, pele áspera, flacidez e câncer. 

Engana-se quem pensa que o protetor solar é apenas para o verão: ele deve ser usado todos os dias, independentemente do tempo lá fora. Em dias nublados, mesmo sem luminosidade, os raios UVA e UVB ainda estão ativos.

Como prevenir o envelhecimento precoce da pele

Se você tem rotinas que prejudicam a pele, talvez seja hora de rever essas atitudes. Muitos dos hábitos ruins que temos danificam não só a saúde do rosto, mas a de todo o organismo, como é o caso do cigarro.

Existe uma maneira simples e eficiente de proteger o rosto das consequências desses hábitos: a solução está no Fotoprotetor Absolut 360°, da Mutari Pro Skin, um filtro solar com alta cobertura, proteção UVA e UVB e também contra a luz digital.

A fórmula é leve e Oil Free. Seu efeito mate oferece alta proteção contra os raios UVA e UVB e sua fórmula reduz a produção de radicais livres. Além disso, o Fotoprotetor Absolut 360° conta com a Niacinamida, um ativo importante que previne o envelhecimento, minimiza o surgimento de manchas e uniformiza o tom da pele.
Cuidar do nosso rosto não é só questão de vaidade, mas de cuidado pessoal e autoestima. Afinal, ele é o nosso cartão de visita. Para melhorar e tratar vários aspectos da sua pele, além de tirar da rotina os hábitos que a prejudicam, te convidamos a entrar na loja virtual da Mutari e aproveitar o desconto do Fotoprotetor Absolut 360°. Não deixe para amanhã o bem que você pode fazer pela sua pele ainda hoje. 😉

Deixe um comentário