Você já ouviu falar do Dezembro Laranja?

Você está visualizando atualmente Você já ouviu falar do Dezembro Laranja?

Você já reparou que o nosso calendário anual é marcado por cores? Cada uma delas representa um tema para reflexão e ações por parte dos órgãos competentes. Assim como o outubro rosa e o novembro azul, o último mês do ano é marcado pela cor laranja.

Mas o que será que isso significa?

Dezembro Laranja é um movimento que proporciona inúmeras iniciativas para conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele. E nada melhor do que pensar nisso com mais afinco quando o verão chega em todo o território brasileiro, né?

Por que o Dezembro Laranja é tão importante?

A campanha do Dezembro Laranja foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com a finalidade de dar mais um incentivo à prevenção do câncer de pele.  De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), os números relacionados à doença no Brasil são alarmantes.

Só para se ter uma ideia, a doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas responsáveis por 177 mil novos casos por ano. O câncer de pele melanoma tem 8,4 mil novos casos novos anualmente.

Infelizmente, os números de incidência do câncer de pele por aqui são maiores do que os de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago.

A grande questão é que o câncer de pele pode ser facilmente evitado a partir de cuidados básicos. A alta exposição ao sol, sem proteção, pode provocar sérias lesões nas células, o que leva ao desenvolvimento de câncer de pele. Por isso, todo cuidado é pouco!

Sua ocorrência se dá devido ao crescimento desordenados das células da pele, podendo ser dividido em dois tipos. O chamado melanoma é um dos tumores malignos mais perigosos, com capacidade de invadir órgãos e criar metástase, sendo um câncer com alta taxa de letalidade.

Já o carcinoma, ou não-melanoma, é o tipo mais comum da doença, responsável por 70% dos casos. Ele é menos agressivo e apresenta crescimento mais lento; portanto, raramente cria metástase em outros órgãos. Ele é mais encontrado nas partes do corpo que ficam expostas ao sol, como rosto, pescoço e nariz.

Além do cuidado básico, é preciso ficar de olho no que representa risco de desenvolvimento do câncer de pele. As causas mais comuns são:

  • Exposição ao sol sem proteção;
  • Pessoas com pele clara, com pintas e manchas na pele;
  • Histórico de câncer de pele na família;
  • Pessoas com pintas ou manchas em tamanhos grandes.

A atenção deve ser redobrada na população idosa, que apresenta mais predisposição ao câncer de pele pelo tempo maior de exposição ao sol.

Sinais de alerta do câncer de pele

Qualquer mudança brusca na pele é um sinal de alerta e, embora não seja algo grave, merece ser investigado. Por isso, procure um médico caso perceba essas anormalidades:

  • Manchas que coçam, sangram ou descamam;
  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, cor ou forma;
  • Verrugas que aumentam de tamanho;
  • Pinta bem pigmentada ou de aparência incomum.

Ninguém quer passar por um diagnóstico de câncer de pele. Então, a melhor maneira de evitar a doença é se prevenindo. Por isso, evite se expor ao sol, principalmente nos horários entre 10h e 16h. Se estiver na praia, piscina ou cachoeira, se proteja ao máximo: use boné ou chapéu, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas sempre que possível.

Outro item que deve ser aplicado diariamente e, por isso, não deve sair da sua bolsa, é protetor solar. O recomendado é utilizar um produto que tenha FPS de no mínimo 30 e aplicá-lo nas áreas de maior exposição pelo menos duas vezes ao dia.

Mutari Pro Skin contra o câncer de pele

Consciente da importância do Dezembro Laranja, a Mutari Pro Skin abraça essa causa ao produzir o Fotoprotetor Absolut 360º. Nosso protetor solar tem fórmula leve, livre de óleo e com efeito mate, oferecendo ampla e alta proteção contra os raios UVA e UVB.

Ah, ele também te ajuda a proteger a pele da luz digital, vinda de computadores e celulares – e que também pode causar ou agravar quadros de câncer de pele.

O Fotoprotetor Absolut 360º contém niacinamida, uma substância que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, minimiza o surgimento de manchas, reduz a produção de radicais livres e diminui os danos mais profundos da pele causados pelos raios infravermelhos.

A prevenção é sempre o melhor remédio! Por isso, informe-se e utilize as medidas de proteção sem medo de parecer um exagero. Caso note alguma mudança na pele, procure um médico dermatologista o mais rápido possível.

A Mutari Pro Skin está à disposição para te oferecer mais informações sobre o Fotoprotetor Absolut 360º. É só entrar em contato com a gente!

Deixe um comentário