Reabertura dos salões: como proceder?

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Depois de o comércio, em geral, ficar fechado por conta das medidas adotadas para enfrentar a pandemia do coronavírus, muitos municípios estão ensaiando a reabertura de algumas lojas e serviços. O salão de beleza e as clínicas de estética estão dentro dos serviços considerados essenciais em Belo Horizonte, por exemplo, e podem voltar a atender – desde que de acordo com as medidas sanitárias estipuladas pelas autoridades e pelo município.

Porque, claro, vale lembrar, mesmo com a reabertura gradual do comércio, isso não significa que a guerra contra o vírus está ganha. As coisas, ainda, não estão voltando ao normal. Ao contrário: as medidas e os cuidados para prevenir e evitar a propagação da doença devem permanecer.

Mesmo porque, se a curva de contágio aumentar nas cidades em que o comércio é reaberto, a primeira medida do governo será seu fechamento.

Diante disso, os profissionais dos salões e clínicas estéticas devem estar atentos para os cuidados com sua própria saúde, e a saúde dos clientes, nesse contexto pandêmico.

Cuidados na reabertura dos salões

Os cuidados diante da reabertura dos salões e clínicas de estética não só devem permanecer, como, também, precisam ser intensificados. Esqueça a forma com que você atendia antes; agora, é muito diferente.

Algumas medidas precisam ser adotadas dentro desses estabelecimentos para garantir a proteção de todos que os frequentam. Para se adequar, confira as recomendações:

Adquira equipamentos de proteção

Três itens de segurança são indispensáveis nesse momento: máscara, luvas e álcool em gel. Os profissionais do estabelecimento devem garantir a segurança de todos utilizando máscara e luvas – principalmente, as manicures e pedicures. As luvas devem ser descartadas tão logo utilizadas, sendo um par para o tratamento de cada cliente.

Da mesma forma, a clientela também deve fazer uso obrigatório da máscara. A recomendação é que o salão disponibilize a máscara descartável e a entregue ao cliente assim que ele entrar no salão. Para não aumentar os gastos, é possível também pedir que o cliente já venha com sua própria máscara de casa.

Outra possibilidade – inclusive para aumento de receita – é disponibilizar máscaras de pano para venda. Elas podem ser estilizadas e comercializadas como produto artesanal – desde que, claro, sejam consideradas efetivas na proteção contra o vírus.

Como um dos principais sintomas da COVI9-19 é febre, os estabelecimentos que puderem obter um medidor de temperatura rápido, para conferir os sintomas dos profissionais e clientes antes que eles adentrem ao recinto, também é um jeito ágil de garantir maior proteção a todos.

Mantenha a limpeza do local

Além do uso da máscara e das luvas, deve-se manter a limpeza do local de forma ainda mais minuciosa – inclusive em se tratando do ar. Sim, o ar, pois é ele um dos principais vetores de contágio do coronavírus. Indica-se, portanto, o uso de spray bactericida a cada duas horas.

Todos os objetos que são manuseados e utilizados, como a máquina de cartão, devem ser higienizados com álcool em gel 70%. Se possível, mantenha alguém responsável pela limpeza constante dos materiais.

Para a limpeza geral, seja dos objetos ou das mãos, o álcool em gel 70% é indiscutivelmente eficaz. Portanto, disponibilize o produto para os profissionais e clientes na entrada, recepção e, também, nos banheiros. Conte com a Mutari para adquirir seu estoque de Álcool Gel 70% para melhorar a higienização do seu salão ou clínica.

Trabalhe com equipe reduzida

Outra medida relevante é trabalhar com a equipe reduzida para diminuir o número de pessoas circulando no local. Para fazer isso de forma justa, uma escala pode ser feita estabelecendo os dias e horários de cada profissional.

Isso nos leva a outra medida de proteção importante: não marcar vários clientes no mesmo horário.

Atenda individualmente

É comum que, em um salão ou clínica, mais de um profissional atenda ao cliente, dividindo as tarefas e os procedimentos, ou exista mais de um cliente por profissional – e as salas de espera são prova disso.

Contudo, nesse momento, para evitar a aglomeração, a proximidade e o contato excessivo entre pessoas, recomenda-se que o atendimento seja individual, contando com um único profissional para atender a um único cliente por horário.

Caso isso não seja possível, lembre-se de manter uma distância de pelo menos um metro e meio entre os clientes.

Mantenha o ambiente ventilado

Outra medida importante para adotar na reabertura dos salões e garantir proteção é manter o ambiente ventilado, com boa circulação do ar. As janelas e cortinas do estabelecimento devem ficar constantemente abertas.

Se puder, invista em ventiladores para circulação constante do ar.

Produtos e tratamentos para complementar a receita

Se os salões e clínicas de estética ficaram fechados, isso significa que os clientes também estão sem seus procedimentos e tratamentos habituais. Por isso, é possível criar novos pacotes de serviços e incluir, neles, produtos de cuidados em casa, para complementar a receita da empresa.

Um exemplo: se você tem clientes com pressa de dar continuidade ao tratamento dos loiros, a opção é utilizar, no salão, a linha Easy Nutrit SOS Louros, que irá hidratar fios descoloridos e carentes de nutrição. Além disso, os produtos da mesma linha, voltados para tratamento em casa, podem causar impacto positivo nessa retomada dos tratamentos.

A Mutari tem produtos exclusivos para tratamento em salões e clínicas e, também, para a otimização dos procedimentos em casa. Esse é o momento de ter criatividade, se reinventar e melhorar o atendimento – sempre de olho nas regras de segurança. Que tal experimentar novos pacotes?

Se precisar de ajuda com dicas para essa reabertura dos salões e clínicas, conte com a gente.

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