Tipos de cabelos brasileiros

Tipos de cabelos brasileiros

Do liso ao afro, os cabelos brasileiros apresentam várias especificidades de fio. Isso se dá devido à miscigenação na nossa cultura, com ascendência dos povos africanos, europeus e indígenas ao longo dos séculos.

Essa diversidade nos coloca em um patamar diferenciado no que tange aos cuidados capilares. Afinal, cada tipo de madeixa possui características específicas e requer tratamentos e atenção distintos.

Em linhas gerais, ter madeixas lindas e sedosas é o desejo de todo mundo, mas para isso é preciso conhecer em qual categoria o seu cabelo se encaixa. Isso facilita a escolha de produtos e as técnicas de tratamento que serão utilizadas daqui pra frente. 

Veja os principais tipo de cabelos brasileiros e fique de olho nos melhores produtos para o seu fio:

Cabelo liso

O cabelo liso é um clássico, por vezes desejado por quem nasceu com cachos e ondinhas – tanto que muitas recorrem à progressiva para ter os fios mais alinhados. No entanto, apenas 18% da população brasileira nasce com esse tipo de madeixa.

Trata-se de cabelos sem nenhuma ondulação e repleto de sedosidade. No entanto, o liso natural tende a ficar mais oleoso, por isso o uso excessivo de condicionadores e produtos à base de óleos podem deixá-los pesados e ensebados. Durante a lavagem, passe uma pequena quantidade desses cosméticos apenas nas pontas para evitar os efeitos colaterais.

Cabelo levemente ondulado

Esse tipo de cabelo tem a natureza lisa, com leves ondas na extensão dos fios, proporcionando movimento natural e caimento perfeito, principalmente quando é cortado.

Cabelo ondulado

O cabelo ondulado possui formato em S, podendo apresentar textura mais grossa, volume e frizz no topo da cabeça. De modo geral, os fios são curvilíneos, mantendo a raiz lisa. As ondulações começam a tomar forma próximas à orelha.

Cabelo levemente encaracolado

A diferença do ondulado para o encaracolado está justamente na forma do fio. Enquanto um tem a estrutura apenas curva, o outro enrola, fazendo anéis em todo o cabelo. Os levemente encaracolados ficam no meio termo, mas costumam ser mais crespos, secos e ter mais volume.

Cabelo encaracolado

Os cabelos encaracolados são mais finos e crespos. Os fios costumam ser ressecados devido a dificuldade de levar a oleosidade da raiz às pontas. Esse tipo de madeixa tem o formato de mola, que pode ser mais larga ou estreita.

Portanto, são dois tipos de cabelos brasileiros em uma única categoria.

Cabelo afro

O cabelo afro também entra nessa definição de diversidade dentro do próprio grupo. Ele possui uma característica diferente, que é o fio em forma de espiral, sendo mais fino, frágil, volumoso e com tendência ao frizz.

Outro destaque para esse tipo de madeixa é que ela é naturalmente seca, por ter curvatura pequena e apertada, que dificulta a distribuição da oleosidade do couro cabeludo por toda extensão dos fios.

Cuidados necessários para os tipos de cabelos brasileiros 

Utilizar produtos específicos para cada tipo de cabelo é fundamental para a saúde e beleza dos fios. Como vimos, as características são diferentes entre as curvaturas, que pedem, cada uma, ativos voltados para o realce das qualidades de cada categoria e tratamento de suas imperfeições. 

Existem produtos que conseguem atender a vários tipos de cabelo ao mesmo tempo, mas é preciso saber utilizá-los. Por exemplo: todos os que tem raiz oleosa e pontas secas vão se beneficiar da Linha Detox, da Mutari, desenvolvida para atender às múltiplas necessidades da mulher brasileira. 

Combinando ativos naturais (Goji Berry, Wasabi, Bambu e Algas Marinhas) e tecnológicos que agem na desintoxicação dos fios e couro cabeludo, os produtos da nossa Linha Detox tratam os fios de dentro para fora, hidratando eregenerando a fibra capilar, fornecendo vitalidade às madeixas.

O kit é composto por shampoo, máscara e leave-in, e elimina impurezas, desintoxicando os fios sem danificar ou ressecar os cabelos.

Já os cabelos mais ressecados podem usufruir de produtos formulados com ativos um pouco mais oleosos. Nesse caso, alinha Coconut, da Mutari, é a melhor opção, já que traz o que o coco tem de melhor para os fios, como nutrição, reparação, hidratação, rejuvenescimento, força, brilho, ação antioxidante e, claro, um cheiro maravilhoso. 

Tudo isso sem pesar as madeixas, independentemente de sua categoria.

Mas se o seu cabelo é crespo, cacheado ou afro, a linha Black Multi Cachos é, de longe, a sugestão adequada de tratamento. Os produtos dessa linha foram desenvolvidos para atender as necessidades de fios que vão do levemente ondulado ao black power total, utilizando a tecnologia free from, ou seja, livre de petrolatos, parabenos, silicones, corantes e sulfatos.

Composto por shampoo, co-wash, condicionador de tratamento, manteiga de pequi e ativador de cachos, é o kit perfeito para quem quer definição, brilho e o volume dos sonhos, sem contar a proteção solar (que é muito importante em um país tropical como o nosso!).

O cabelo da brasileira é lindo e muito versátil, e com os cuidados e produtos certos, o visual vai ser de diva. Quer saber mais sobre os nossos produtos? Entre em nossa loja virtual e aproveite as comodidades de ter a Mutari na sua casa!

Deixe uma resposta