Meta de outubro: ver a vida como um mar de rosas

Outubro é o primeiro mês que começa e termina na primavera. E não se colore só de flores: diversos tons de rosa tomam as ruas, as lojas, as redes sociais do país inteiro. O objetivo é chamar a atenção da população feminina para a importância do autoexame contra o câncer de mama.

Os últimos números do INCA, Instituto Nacional do Câncer, apontam para 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil apenas durante 2019. E, quando mais cedo cada caso é diagnosticado, maior é a chance de uma recuperação completa.

Se o prognóstico é esse, por que todo ano tem esse tal de #OutubroRosa?

Porque muitas mulheres ainda têm medo de se tocar e “descobrir alguma coisa”, ainda que essa seja, justamente, a forma mais eficaz de valorizar a vida.

Como fazer o autoexame?

O autoexame da mama pode ser feito no banho, ao acordar, trocar de roupa, antes ou depois da relação sexual… não há regras para horário ou local. Para ele, você só precisa estar frente ao espelho e sem blusa ou sutiã.

Primeiro, observe as duas mamas no espelho, enquanto os braços estão caídos. Depois, coloque as mãos na cintura, fazendo força. Veja se há diferença de tamanho ou formato entre as mamas nesses dois exercícios.

Em seguida, coloque as mãos atrás da cabeça para observar, mais uma vez, o formato, a posição dos mamilos e sua posição. Aproveite para apertar os mamilos para testar se sai alguma secreção. Por último, toque o seio de forma circular, de forma leve, porém firme, observando se há algum caroço, de qualquer tamanho.

O autoexame é indolor, rápido e pode salvar vidas, inclusive de mulheres que utilizam silicone. Até os 40 anos, o autoexame para mulheres que não têm histórico de câncer de mama na família é o método indicado de prevenção.

Após os 40, e em alguns casos prévios de câncer de mama na família, a mamografia é um procedimento eficaz para detecção de doenças da mama.

E por que a Mutari está falando disso?

Primeiro, porque queremos te ver sempre linda, saudável e poderosa, como toda mulher deve ser. Segundo, porque lembrá-la de se tocar nunca é demais. E, terceiro, porque, como uma marca feita para trazer mais autoestima e alegria ao público feminino, não podemos deixar um mês como outubro passar em branco.

O ideal é pintá-lo de rosa.

Por isso, nós também lançamos uma campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama. Nos dias 03, 10 e 17, todas e todos que quiserem cortar os cabelos para doar os fios ao Instituto Mario Penna, especializado em fazer e distribuir perucas para pacientes em tratamento de câncer, vão poder fazer isso gratuitamente, na Casa Mutari.

É só informar o modelo de corte desejado, confirmar a doação do cabelo e agendar o corte gratuito para os dias 03, 10 e 17 de outubro, de 9h às 16h. Os melhores profissionais de corte da Mutari estarão com tesoura a postos para dar aos doadores um visual incrível e, às pacientes em tratamento, um alento a mais para seguir na luta.

Viver com câncer não é fácil e, claro, uma situação indesejável. Portanto, cuide-se, não só em outubro, mas durante o ano todo. Faça o autoexame pelo menos duas vezes por mês e, ao menor sinal de anormalidade, consulte sua ginecologista.

A vida pode nem sempre ser tão cor-de-rosa quanto a gente quer, mas, com a saúde em dia, ela sempre vai valer a pena.  

Deixe um comentário